Connect with us

Esperada há 80 anos em Petrópolis, ligação Bingen-Quitandinha segue sem previsão de ser finalizada

Cidade

Esperada há 80 anos em Petrópolis, ligação Bingen-Quitandinha segue sem previsão de ser finalizada

Segundo estudos feitos em 2011, 30% do fluxo de veículos poderia deixar de acessar o Centro Histórico com a ligação entre os bairros, que são as duas principais entradas para a cidade

Uma grande demanda dos petropolitanos para melhorar a mobilidade urbana da cidade é a ligação viária entre os bairros Bingen e Quitandinha. Esperado há pelo menos 80 anos, o projeto recebeu investimento de mais de R$ 3 milhões em maio deste ano mas, ainda assim, continua sem previsão para ser finalizado.

Foto: Divulgação

De acordo com a Secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro (Setrans), os ajustes necessários para a execução da obra estão sendo realizados e o projeto continua em andamento. Ainda segundo o órgão, novas atualizações sobre o tema serão divulgadas oportunamente.

Foto: Divulgação

O que melhorará?

De acordo com estudos feitos pelas partes responsáveis em 2011, 30% do fluxo de veículos pode deixar de acessar o Centro Histórico com a ligação entre os bairros, que são as duas principais entradas para a cidade.

Com a ligação, seriam 18 mil veículos a menos acessando o Centro Histórico, dado que deve ser superior, considerando o crescimento da frota em uma década com Petrópolis registrando hoje 122 mil veículos leves e 30 mil motos, de acordo com levantamento do Detran-RJ de 2022.

Foto: Divulgação

O que já foi feito?

Até o momento, o Governo, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Cidades (SEIC), concluiu a pavimentação do local, com o recapeamento de 3,1 km do Amazonas ao Parque São Vicente, incluindo as intervenções necessárias na pista de saída do espaço.

Em 2021, as equipes da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) e da Secretaria de Obras trabalharam durante meses no projeto, com reuniões que envolviam o Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Ministério da Infraestrutura, a Concessionária Rio-Juiz de Fora e a Polícia Rodoviária Federal.

Foto: Divulgação

Ainda em 2022, o Governo do Estado também se envolveu no processo. Em setembro do mesmo ano, a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) vistoriou a região onde será instalada a ligação Bingen-Quitandinha.

A visita teve como objetivo analisar os pontos mais críticos e os que ainda precisam de intervenções antes de implantar a ligação. Após as obras, a sinalização ficará a cargo da CPTrans.

Foto: Divulgação

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir