Connect with us

Quem se lembra do navio que ficava ancorado no meio do Rio Piabanha, no Bingen?

Cidade

Quem se lembra do navio que ficava ancorado no meio do Rio Piabanha, no Bingen?

Construção ficava próxima à Fábrica Werner e chegou a funcionar como boate, tendo sua atividade encerrada em 1968

Por mais incrível que possa parecer, um navio chegou a ficar ancorado, no meio do Rio Piabanha, no Bingen, na década de 1940.

A construção de alvenaria foi erguida sobre as águas próxima à Fábrica Werner – localidade que continua tendo como referência o navio até os dias de hoje. E funcionou até como boate.

Foto: Reprodução Jornal Bauernzeitung

A informação consta no blog Petrópolis no Século XX, que resgata a memória petropolitana.

Versões de sua instalação

Não se sabe ao certo o ano e quem projetou a construção. Segundo informações do blog, são duas as versões. Uma de que um comerciante do próprio bairro, chamado Vasco Lima, teria construído o navio para abrigar um armazém.

Foto: Reprodução Jornal Bauernzeitung

A outra, sobre um oficial da marinha ter dado o navio de presente para a esposa para o funcionamento de uma boate.

Personalidades

Importantes personalidades pelas causas sociais e do cenário carioca marcaram presença no navio durante o período da boate.

Entre elas, a bailarina, naturista e feminista, Doris Vivaqua, reconhecida por sua contribuição na luta pela emancipação das mulheres e o ator Grande Otelo.

Atividades encerradas

O fato do navio abrigar uma boate provocou uma grande insatisfação dos vizinhos. O barulho, a música e as brigas fizeram com que as atividades fossem encerradas.

O fim

A construção foi demolida em 1968 porque prejudicava a vazão das águas durante as chuvas. Mas ainda é possível ver algumas pedras no local, que são os vestígios do Navio do Bingen.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir