Em busca de estimular o cérebro, idosos participam de escola de memória e raciocínio em Petrópolis
Baseado na teoria das inteligências múltiplas, o Super Cérebro estimula a agilidade mental, memória e concentração por meio de diversas atividades
Estimular as funções cognitivas é essencial em todas as fases da vida, em especial na terceira idade. Pensando nisso, vários adultos e idosos em Petrópolis participam das aulas e encontros do Super Cérebro, um método único para trabalhar habilidades como memória, agilidade mental e concentração.
Foto: Divulgação
Baseado na teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner, professor da famosa Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, o Super Cérebro tem ganhado cada vez mais adeptos e vem se revelando uma importante ferramenta para desenvolver ainda mais o potencial do cérebro humano.
“São atividades de estimulação para preservar ou melhorar o desempenho de funções cognitivas como memória, raciocínio lógico, atenção, capacidade de resolução de problemas, dentre outras. Além de prevenir o declínio cognitivo, o método é muito divertido, estimulando hábitos de vida saudáveis, mais autonomia e autoestima nos alunos”, elenca a diretora do Super Cérebro em Petrópolis, Andreia Erthal.
Foto: Divulgação
O método
Parte das atividades do Super Cérebro acontece com base no Soroban: o ábaco japonês que melhora concentração, memória, raciocínio lógico e atenção dos alunos. Além do Soroban, nas aulas os alunos fazem uso de enigmas, desafios e jogos de tabuleiro mundialmente premiados, que desenvolvem a capacidade de tomada de decisões, a socialização, o planejamento e a agilidade mental.
“O Super Cérebro é recomendado para crianças a partir de 4 anos, adolescentes, adultos e idosos que queiram melhorar sua função cerebral com atividades que estimulem atenção, memória, linguagem e a velocidade de processamento, em um ambiente com muita convivência e interação, melhorando a qualidade de vida como um todo”, comenta Andreia.
Foto: Arquivo/Sou Petrópolis
Estímulos extras
Olha que demais! O Super Cérebro também promove encontros e passeios culturais proporcionando um estímulo extra para os alunos.
“Além dos exercícios de estimulação cognitiva feitos em sala e passados para casa, sempre buscamos aumentar a reserva cognitiva dos alunos com passeios repletos de interação social, novos conhecimentos e muita diversão! No último deles, nossos alunos passaram uma tarde maravilhosa no Palácio Quitandinha e fizeram um amigo oculto criativo em uma pizzaria. Todos adoraram!”, diz a diretora.
Foto: Divulgação
Atendimentos
A profissional acrescenta ainda que exercitar o cérebro e a memória é fundamental para melhorar a qualidade de vida como um todo e em todas as etapas da vida.
“Em casos específicos, também realizamos atendimento domiciliares, mas sempre que possível indicamos as aulas em grupo pelos diversos benefícios que trazem para a socialização e a melhora dos quadros de humor dos nossos alunos”, explica Andreia Erthal.
Foto: Arquivo/Sou Petrópolis
Onde encontrá-los?
Em Petrópolis, o Super Cérebro está localizado na Galeria Gelli, sala 701 na Rua 16 de Março, n° 155. Mais informações sobre a proposta podem ser obtidas pelo Instagram @supercerebro.petropolis.rj ou então pelo WhatsApp (24) 99226-8987. As aulas para adultos e idosos também são oferecidas também nas unidades da Clínica Voana situadas em Petrópolis (no bairro Duchas) e em Itaipava.