Connect with us

Dia da Doação de Livros: 6 lugares para doar livros em Petrópolis

Cultura

Dia da Doação de Livros: 6 lugares para doar livros em Petrópolis

Projetos sociais, bibliotecas, sebos e muito mais!

*Matéria atualizada em 1° de fevereiro de 2024

Boas histórias merecem ser compartilhadas e, por isso, separamos alguns locais em Petrópolis que aceitam exemplares. Neste Dia Internacional da Doação de Livros, confira 6 lugares para doar livros e levar a literatura para mais pessoas!

1. Geloteca “Não morro sem ler”

Localizada no bairro Quitandinha, a geloteca do projeto “Não morro sem ler” empresta livros para crianças, jovens e adultos, além de promover a leitura através de desafios com direito a premiações. As obras disponibilizadas pelo espaço foram todas doadas por voluntários, moradores e donos de sebo.

“Precisamos de livros infantis, infanto-juvenis, gibis e literatura para o público adulto também. Não aceitamos livros didáticos, apostilas, enciclopédias, atlas e livros de religião”, explica Júlio Tavares, idealizador da iniciativa.

Mais informações: WhatsApp (24) 98806-0412 ou @projetonaomorrosemler.

Veja também: Projeto de Petrópolis cria desafio para incentivar leitura em crianças

Foto: Divulgação

2. APPO

Esporadicamente, a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO), realiza uma feira do livro beneficente com títulos doados pela população. O valor arrecadado é usado para custear as ações realizadas pela instituição e manter a Casa de Apoio, que recebe mensalmente até 30 pessoas de fora de Petrópolis, que vem fazer tratamento de câncer na cidade, e seus acompanhantes.

As doações podem ser feitas diretamente na sede da APPO, localizada na Rua Visconde da Penha, nº 72, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone fixo (24) 2242-0956, WhastsApp (24) 99274-1377, site, e-mail appo@appo.org.br, Facebook e Instagram @associacaopetropolitana.

Foto: Lucas Alberguine

3. Quiosque de livros Marchese

A Galeria Marchese foi tomada pelas águas na tragédia de 2022 e um dos principais empreendimentos afetados foi o quiosque de livros do local. Com a ajuda dos petropolitanos, que doaram centenas de obras e compraram as que estavam disponíveis, o espaço conseguiu se reerguer.

Átila Rodrigues, proprietário do quiosque, aceita doações de livros para o empreendimento, que continua funcionando na Galeria Marchese, de segunda-feira a sábado, das 9h às 19h.

Mais informações: (21) 98527-3794

Endereço: Rua do Imperador, 772 – Centro

Fotos: Divulgação

4. Bibliotecas públicas

A Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral, no Centro de Cultura Raul de Leoni, é um dentre os diversos espaços que disponibilizam livros em Petrópolis. Considerada a terceira maior e mais importante biblioteca do Estado do Rio de Janeiro, a unidade tem um acervo com cerca de 150 mil volumes e oferece Wi-Fi gratuito. Confira outras bibliotecas para doar: 9 bibliotecas públicas ou abertas à comunidade para ler e estudar em Petrópolis

Endereço: Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro.

Telefones: (24) 2233-1228 / 2233-1226 / 2233-1227.

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

5. Sebos

O Sebo Salada de Livros, localizado na Galeria Santo Antônio, é um dos principais sebos da cidade e vende livros a preços baixos, além de oferecer trocas e aceitar doações. Veja outras opções em 9 sebos e livrarias para mergulhar no mundo literário em Petrópolis

Endereço: Rua do Imperador, 264 – Lojas 27 e 28 – Centro.

Mais informações: (24) 2020-8435

Horário de funcionamento: de segunda-feira a sábado de 9h às 19h.

.

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

6. Escolas públicas

Doar para as bibliotecas espalhadas pelas diversas instituições de ensino público da cidade também é uma ótima opção, em especial, livros infatis e infanto-juvenis.

Foto Divulgação

Sabe de mais algum lugar que aceita livros? Comente aqui 🙂

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir