Connect with us

6 exposições para visitar em Petrópolis durante o mês de maio

Cultura

6 exposições para visitar em Petrópolis durante o mês de maio

Mostras abordam temas variados que vão da saúde à cultura e educação

Para quem ama passeios culturais, Petrópolis é uma ótima opção. Neste momento, a cidade está com cinco exposições em cartaz, que têm como temas desde o corpo humano até a história da família imperial e da cidade de Petrópolis.

Saiba onde visitar cada uma delas:

1. Mostra “Coragem e Fé”

Há um ano, a Casa da Princesa Isabel recebia pela primeira vez a mostra “Coragem e Fé”, composta por peças artesanais feitas de papel. Infelizmente, no início de 2022, o local da exposição foi um dos afetados pela tragédia que atingiu Petrópolis e, como consequência, parte do acervo precisou ser restaurado.

Este mês, porém, a construção voltou a ser habitada pela arte e cultura que, a exemplo do nome da mostra, se revelam atos de coragem e fé. Pronta para mais uma temporada de sucesso, a exibição poderá ser apreciada pelo público ao longo do ano.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Dias: de quinta-feira a domingo

Horário: das 10h às 13h e das 14h15 às 18h

Local: Avenida Koeler, número 42, Centro

Mais informações: Exposição com peças de papel em tamanho real conta a história de Petrópolis na Casa da Princesa Isabel.

Entrada gratuita.

2. Exposição ‘Suzana Queiroga pelo tempo’

A Casa de Petrópolis abriu uma nova exposição em abril. A mostra “Suzana Queiroga pelo tempo” conta com cinco pinturas, três esculturas e uma instalação da artista que trabalha temas como: o fluxo, o tempo e o infinito.

Com formação em Gravura, mestrado em Artes Visuais e doutorado em História das Ciências Técnicas e Epistemológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a artista expõe pela segunda vez na Casa de Petrópolis. A primeira foi com a escultura “Stairway to heaven, de 2021”, que ficou no jardim do casarão histórico.

Foto: Divulgação

Horário: das 10h às 16h

Local: Rua Ipiranga, nº 716, Centro

Entrada gratuita.

3. Exposição “Aventura pelo corpo humano”

O Palácio Itaboraí, sede do Fórum Itaboraí – programa da presidência da Fiocruz em Petrópolis -, está com a exposição itinerante “Aventura pelo corpo humano” do Museu da Vida Fiocruz. Composta por painéis, microscópio e até um nariz gigante, a exposição oferece aos visitantes uma viagem divertida e interativa pelo corpo humano, onde é possível ver, ouvir e tocar órgãos, como coração e pulmões.

Foto: Divulgação

Horário: das 8h30 às 16h

Local: Rua Visconde de Itaboraí, nº 188, no Valparaíso

Mais informações: Exposição gratuita e interativa sobre o corpo humano acontece no Palácio Itaboraí em Petrópolis.

Entrada gratuita.

4. Exposição “A Petrópolis do Museu Imperial”

A exibição retrata a cidade de Petrópolis nas décadas de 1930 e 1940, contexto da criação do Museu Imperial e período de transformações e acontecimentos locais diretamente ligados a fatos ocorridos no país e no mundo. A Petrópolis do Museu Imperial permite conhecer o passado da cidade que pretendia se modernizar, mas permanecia atada ao legado do período imperial.

Foto: Reprodução

Horário: das 10h às 18h

Local: Rua da Imperatriz, nº 220, Centro

Mais informações: Nova exposição no Museu Imperial: exibição resgata a história de Petrópolis nas décadas de 1930 e 1940

Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 (Pagamento somente em dinheiro)

5. Exposição “Um oceano para lavar as mãos”, no Sesc Quitandinha

Os curadores Marcelo Campos e Filipe Graciano reuniram aproximadamente 40 obras, que ocupam um espaço monumental de 3.350 metros quadrados, dos artistas Aline Motta, Arjan Martins, Ayrson Heráclito, Azizi Cypriano, Cipriano, Juliana dos Santos, Lidia Lisbôa, Moisés Patrício, Nádia Taquary, Rosana Paulino, Thiago Costa e Tiago Sant’ana, das quais seis comissionadas especialmente para a exposição.

“Um oceano para lavar as mãos”, título retirado de um verso da música “Meia-noite” (1985), de Chico Buarque e Edu Lobo, se propõe a uma revisão da história do Brasil, pensada por curadores e artistas negros. A mostra busca ainda refletir sobre a cidade de Petrópolis, conhecida como “imperial”, e que tem uma forte presença da memória negra.

Foto: Divulgação/Sesc RJ

Horário: das 11h às 19h

Local: Avenida Joaquim Rolla, nº 2, Quitandinha

Mais informações: Sesc Quitandinha inaugura Centro Cultural nesta semana; espaço dedicado às artes conta com bistrô

Entrada gratuita.

6. Exposição “África em Nós”, no Centro de Cultura

Cerca de 40 telas de alunas e alunos da rede municipal de ensino estão em exposição no Centro de Cultura Raul de Leoni. A mostra “África em Nós”, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, foi inaugurada na segunda-feira (15) e segue até junho. A visitação é gratuita.

Foto: Divulgação

Horário: das 9h às 17h.

Local: Praça Visc. de Mauá, 305 – Centro

Mais informações: Alunos da rede pública de Petrópolis são os artistas da exposição ‘África em Nós’, no Centro de Cultura

Entrada gratuita.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir