Connect with us

Saiba quem é o petropolitano premiado que vem se destacando na Academia da Ópera de Paris

Cultura

Saiba quem é o petropolitano premiado que vem se destacando na Academia da Ópera de Paris

Maestro e pianista, Ramon Theobald já passou por diversos países e recebeu o prêmio de “Melhor Intérprete de Música Brasileira”

O petropolitano Ramon Theobald, de 30 anos, é um maestro e pianista que vem alcançado sucesso no Brasil e no mundo. Isto porque o artista já conquistou diversos prêmios nacionais e se tornou, em 2021, membro da Academia da Ópera de Paris (Académie de l’Opéra de Paris), onde atua até hoje.

Foto: Arquivo Pessoal

Durante a infância, Ramon estudou na Escola Municipal Robert Kennedy, na Castelânea, onde fazia parte do coral do colégio. Quando o grupo foi fechado, o petropolitano já estava muito envolvido com a música e decidiu então entrar para os Canarinhos.

“Comecei na música em uma escola pública e depois passei pelos Canarinhos durante quase 15 anos, entre ser aluno e pianista. Isso abriu muito a minha mente para o mundo. Sempre tive essa vontade crescente de viver fora desde criança. Sempre vi isso como uma possibilidade”, comenta.

Currículo

Durante a trajetória nos Canarinhos, o petropolitano viajou por diversos lugares do Brasil e também participou de uma turnê na Europa em 2011. Bacharel em Piano pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ramon chegou a cursar dois períodos na Hochschule für Musik Karlsruhe, na Alemanha, em 2021, através de uma bolsa de estudos concedida por parceria entre CAPES e DAAD.

Foto: Arquivo Pessoal

“Depois fui para Veneza, para um curso, e Roma, para a preparação de artistas na Ópera de Roma. Fiz as audições para a França logo em seguida e, em setembro de 2021, me mudei para atuar na Ópera de Paris, onde também fui maestro assistente de duas produções. Essas experiências são muito importantes e têm prometido um futuro de sucesso pra mim, graças a Deus. Toquei em produções com os mais famosos cantores do mundo, dentre elas a alemã Diana Damrau, que agora é minha amiga. Inclusive tenho um concerto com ela em agosto”, conta o músico.

Prêmios

Ramon já passou pelo Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde colaborou nas premiadas produções de “Lo Schiavo” de Carlos Gomes – com regência de Roberto Duarte e direção cênica de Pier Francesco Maestrini – e “Jenůfa” de Leoš Janáček – com o maestro Marcelo de Jesus e o diretor André Heller-Lopes. Trabalhou também com os maestros Tobias Volkmann, Ira Levin, Luiz Fernando Malheiro, Priscila Bomfim e Alessandro Sangiorgi.

O pianista é premiado em diversos concursos nacionais e destacou-se com os primeiros lugares no “I Concurso de Piano Casa da Música”, em Porto Alegre, e no “18º Concurso de Piano Arnaldo Estrella”, em Juiz de Fora, em que também obteve o prêmio de “Melhor Intérprete de Música Brasileira”.

Foto: Arquivo Pessoal

As experiências internacionais incluem também a participação no “Festival del Golfo” em San Marco di Castellabate, na Itália; uma turnê pela Áustria, Alemanha e República Tcheca como pianista do Coral dos Canarinhos de Petrópolis e recitais solo em cidades da Alemanha e da Itália.

A carreira de Ramon pode ser acompanhada pelo Instagram @ramontheobald.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir