Connect with us

Conheça Leozinho, o petropolitano eleito duas vezes como melhor do mundo no futsal

Esporte

Conheça Leozinho, o petropolitano eleito duas vezes como melhor do mundo no futsal

Agora, o jovem de 24 anos se aventura nos gramados e busca repetir o sucesso conquistado nas quadras

Petropolitano nascido no Alto da Serra, Leonardo Caetano Silva, mais conhecido como Leozinho, foi o grande nome brasileiro do futsal nos últimos anos.

Atuando no Sorocaba, um dos principais clubes da modalidade no Brasil, o atleta, vencedor de dois prêmios de melhor do mundo, chegou a ser comparado a Falcão, maior jogador da história desse esporte no país.

Foto: Reprodução do Instagram

A carreira nas quadras começou cedo para Leozinho. Aos 5 anos, motivado pelo pai, foi matriculado em uma escolinha. Durante a vida em Petrópolis, passou pelas equipes do Palmeira, Internacional, Carangola, Magnólia e Serrano, mas foi só em 2017 que viu que o sonho de virar jogador profissional de futsal podia se tornar realidade.

Magnus Sorocaba e prêmios

Após ser aprovado em uma peneira no Magnus, em Sorocaba, o sucesso não demorou a chegar. Em 2019, o atleta conquistou o Mundial de Clubes de Futsal e foi eleito o melhor jogador jovem do mundo pela FIFA.

Em 2020, as boas atuações continuaram rendendo frutos e o jovem foi eleito o melhor ala da Liga Nacional de Futsal e melhor jogador do mundo, mais uma vez.

Foto: Reprodução do Instagram

Com o crescimento meteórico, Leozinho passou a ser presença constante na Seleção Brasileira. Desde 2017, quando virou profissional, conquistou a Copa Intercontinental duas vezes (2018 e 2019); a Liga Nacional, em 2020; a Supercopa do Brasil duas vezes (2018 e 2021); a Taça Brasil, em 2017; e a Liga Paulista, também em 2017.

Sonho dos gramados e mudança drástica

Em uma mudança surpreendente, Leozinho trocou as quadras pelos campos e foi anunciado pelo Hercílio Luz, de Santa Catarina, em fevereiro.

Preparado para o desafio, o atleta justificou, em entrevista ao UOL, a mudança de esporte, que era um sonho antigo.

“Foi uma decisão fácil, porque já era algo que eu sempre sonhei, meu pai também. Quando surgiu a possibilidade, aceitei o desafio na hora. Estava me preparando no México, fui aprovado. Agora estou aprimorando a minha parte física. O futebol exige mais, porque as distâncias são maiores e o tempo de jogo também é maior”, explicou.

Foto: Reprodução do Instagram

O jovem segue os passos de Falcão, que também trocou as quadras pelo campo, quando defendeu o São Paulo, em 2005. De acordo com jogador, o Rei das Quadras foi contra a mudança e o aconselhou a permanecer no futsal.

Por ser um esporte diferente, a adaptação pode demorar. Apesar dos fundamentos serem os mesmos, o tempo de jogo pode ser um problema, além dos posicionamentos táticos, que são muito diferentes.

“Conversei com o Falcão, sim. Ele queria que eu continuasse no futsal, respeitei a opinião dele, pois é um cara que admiro muito, mas minha decisão já estava tomada! Ele me desejou muita sorte e disse que ficaria na torcida. Tenho total noção do que eu representava para o futsal, a minha história ficou escrita. Sou muito grato por tudo, mas sonhos são feitos para serem realizados e estou indo realizar o meu”, explicou.

Início no futebol

Estreando no dia 11 de março no Hercílio, Leozinho já acumula cinco jogos como profissional. Nas partidas, conquistou duas vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Na última disputa, contra o Criciúma, foi titular durante os 90 minutos de jogo, mas não evitou a eliminação da equipe.

Foto: Léo Piva

No clube, tem atuado no lado direito do ataque, aproveitando melhor as características: habilidade, velocidade e inteligência ofensiva para quebrar as linhas adversárias.

Se dará certo, só o tempo vai dizer, mas Leozinho sempre terá a oportunidade de retornar ao futsal e demonstrar todo o talento que o credenciou até aqui.

Para acompanhar a carreira do atleta, basta seguir o seu perfil no Instagram.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir