Connect with us

12 espaços culturais para realizar eventos artísticos em Petrópolis

Cultura

12 espaços culturais para realizar eventos artísticos em Petrópolis

Teatros, Centros de Cultura, Parques e muito mais!

Petrópolis é uma cidade que, apesar de ter um cunho histórico e cultural muito forte, ainda tem poucos espaços culturais, tanto públicos, quanto privados. Essa escassez muitas vezes dificulta a realização de espetáculos artísticos na cidade. Para ajudar os organizadores de eventos, a Sou conversou com o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Felipe Laureano, e reuniu nessa listinha 12 espaços para realizar eventos artísticos em Petrópolis.

Teatros:

1. Teatro Afonso Arinos

Atualmente, um dos principais espaços culturais de Petrópolis é o Teatro Afonso Arinos, localizado no Centro de Cultura Raul de Leoni, próximo à Praça da Águia. Em média, são realizados quatro espetáculos por mês, com capacidade de receberem 140 pessoas cada.

Foto: Divulgação PMP

2. Teatro Santa Cecília

Outro grande espaço cultural de Petrópolis é o Teatro Santa Cecília, que fica localizado na Rua General Osório, 192, no Centro da Cidade. Mensalmente, são realizados diversos espetáculos que vão desde peças teatrais, shows musicais e stand-up. Mais informações: @teatro.santacecilia.

Foto: Divulgação

3. Teatro Mariano

Palco de apresentações artísticas há mais de 80 anos na cidade, o Teatro Mariano está sob nova gestão após um período de interrupção das atividades. O espaço tem capacidade para 200 pessoas e se adequa a diferentes produções. A programação pode ser acompanhada pelo Facebook – Teatro Mariano Petrô e aqueles que desejarem viabilizar a realização de eventos podem estabelecer contato pelo WhatsApp (24) 98851-1360. O Teatro Mariano fica na Rua Frei Rogério, 95 – Centro.

Foto: Divulgação

4. Theatro Dom Pedro (fechado temporariamente)

Inaugurado em 1933, o Theatro Dom Pedro é um importante espaço cultural e artístico de Petrópolis. Em 2019, o local foi fechado para receber obras de restauração e, desde então, permanece fechado. Porém, de acordo com a Prefeitura, a expectativa é de que o monumento seja reaberto ainda em 2023.

Foto: Divulgação PMP

5. Teatros das universidades

A UNIFASE/FMP, assim como outras universidades de Petrópolis, também detém um teatro, que pode ser usado mediante solicitação e aprovação da faculdade.

Foto: Déh Tavares

Praças e parques:

6. Parque de Itaipava

O Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, localizado bem no Centro de Itaipava, recebe eventos de pequeno e grande porte, como festivais musicais e gastronômicos. O espaço é regido pela Secretaria de Meio Ambiente e para realizar um evento, é necessário solicitar à comissão de eventos e apresentar o projeto.

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

7. Praça da Liberdade

As praças públicas de Petrópolis, como é o caso da Praça da Liberdade, também podem ser ocupadas mediante autorização da Secretaria de Fazenda e à entrega de todas as autorizações necessárias.

Foto: Serra Drone

Centros culturais:

Os Centros Culturais de Petrópolis também estão aptos a receber peças, shows e apresentações de pequeno porte, mediante solicitação. São eles:

8. CEU da Posse

Localização: Estrada União e Indústria, 32.877

Foto: Divulgação PMP

9. Centro Cultural de Cascatinha

Localização: R. Hyvio Naliato, 27 – Cascatinha

Foto: Divulgação.

10. Centro Cultural Estação Nogueira

Localização: Av. Leopoldina, 317 – Nogueira

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

11. Centro Cultural de Pedro do Rio

Localização: R. Dr. Barros Franco, S/N – Pedro do Rio

Foto: Divulgação

Bônus:

12. Sesc Quitandinha

O Palácio Quitandinha recebe mensalmente diversas apresentações artísticas por meio da programação do Sesc. O espaço também pode ser usado, mediante autorização prévia da gestão e apenas se não houver alguma interferência em sua programação.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

Conhece mais algum espaço para a realização de eventos artísticos? Comente aqui! 😀

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir