Connect with us

No Dia do Teatro, a cultura lamenta a falta de espaços artísticos em Petrópolis

Cultura

No Dia do Teatro, a cultura lamenta a falta de espaços artísticos em Petrópolis

Principal espaço cultural da cidade, o Theatro Dom Pedro, está fechado desde 2019 e tem previsão de ser reaberto ainda este ano

Neste dia 27 de março é celebrado o Dia Mundial do Teatro, data que visa homenagear e manter ativa a produção teatral. Apesar de ser uma cidade de cunho histórico e cultural, Petrópolis ainda tem poucos teatros, tanto públicos, quanto privados. Para entender mais sobre as dificuldades do setor da cultura na cidade, a Sou conversou com profissionais e especialistas no ramo.

Foto: Divulgação

O presidente do Conselho Municipal de Cultura, Felipe Laureano, afirma que uma das principais problemáticas enfrentadas em Petrópolis é a falta de espaços culturais bem distríbuidos.

“Praticamente todos os teatros estão localizados no Centro Histórico. Não temos nenhum em Itaipava, por exemplo, que é um importante distrito da cidade. Atualmente as produções têm usado muito o Centro de Cultura, que é um equipamento muito bem preparado. Mas isso afeta muito o acesso à cultura, uma vez que Petrópolis tem uma grande extensão territorial e, quem mora afastado do Centro, não tem tantas oportunidades de aproveitar estes eventos”, declara.

Foto: Lucas Barboza

Impactos da chuva e pandemia

Para a diretora do Theatro Dom Pedro, Joice Mariano, as chuvas de fevereiro e março de 2022 e a pandemia prejudicaram demais o setor cultural da cidade, que tenta, não só se reerguer, mas também reestruturar os espaços mais afetados.

“Ano passado, nossos espaços sofreram muitos estragos devido às chuvas. E seguimos tentando reestruturar não só os espaços físicos como também o fazer da arte na cidade junto aos artistas, nesse pós-pandemia. É preciso agradecer aos artistas que têm sido uma força positiva nessa luta, nos dando apoio e dialogando”, comenta.

Foto: Divulgação PMP

Teatro Afonso Arinos

Atualmente, um dos principais espaços culturais de Petrópolis é o Teatro Afonso Arinos, no Centro de Cultura Raul de Leoni. Aline Castells, gerente do local, conta que são realizados, em média, quatro espetáculos por mês, com capacidade de receberem 140 pessoas.

“Às vezes temos mais apresentações e às vezes menos, tendo em vista que acabamos de sair da pandemia e, tanto o público quanto as produções, ainda estão retornando às suas práticas culturais. Os espetáculos costumam lotar”, diz.

Ela acrescenta que a prática de cobrança de ingressos a preços populares e a aplicação da Lei de Meia-Entrada são duas ações fundamentais para melhorar o acesso à cultura em Petrópolis. “E quanto mais incentivo público ou privado, maiores as chances da cobrança de ingresso ser acessível a todos e, por muitas vezes, nem existir”, finaliza.

Foto: Divulgação PMP

Teatros de Petrópolis

Além do Teatro Afonso Arinos, outros principais espaços da cidade são o Teatro Santa Cecília e o Teatro Mariano, que retomou as atividades neste mês. Há também o Teatro da UNIFASE, o CEU da Posse e os Centros Culturais de Cascatinha e Nogueira, onde são adaptadas algumas peças.

A Prefeitura de Petrópolis informou que vem trabalhando na restauração de diversos espaços culturais da cidade, dentre eles o Palácio de Cristal, o Centro de Cultura Raul de Leoni e o Cine Humberto Mauro, que já foram reabertos.

Theatro Dom Pedro

Outro importante dispositivo cultural da cidade, o Theatro Dom Pedro, que está fechado desde 2019, passa por intervenções e tem previsão de ser reinaugurado ainda este ano. “Trocamos o telhado, reformamos os banheiros e estamos em preparação da restauração das pinturas. A obra estava abandonada desde fevereiro de 2019.

“O Theatro Dom Pedro será devolvido à população, totalmente restaurado e com a abertura do anexo, que é tão esperado pelos artistas dessa cidade”, finaliza Joice.

Apesar destas ações, os artistas e o setor cultural de Petrópolis lamentam a falta de espaços artísticos e tantos lugares fechados ainda a serem reestruturados.

Foto: Divulgação PMP

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir