Connect with us

Primeira etapa das obras do Túnel Extravasor foi finalizada, segundo a SEIC

Cidade

Primeira etapa das obras do Túnel Extravasor foi finalizada, segundo a SEIC

Construído em 1960, o túnel nunca havia passado por obras. Neste primeiro momento, a estrutura foi reforçada, desassoreada e desobstruída. Falta concluir a segunda etapa das obras, que ainda será licitada

A obra do Túnel Extravasor é uma das principais ações em andamento de prevenção de novas tragédias em Petrópolis. De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Cidades (SEIC), as intervenções de reforço estrutural da construção, desassoreamento e desobstrução, que seriam entregues em fevereiro e tiveram que ser adiadas para março, foram entregues.

Foto: Divulgação

Segundo o órgão, esta primeira etapa corresponde às correções de danos causados pela força da água no túnel devido às chuvas de fevereiro e março de 2022. A galeria, que alivia o alto nível do Rio Palatino, foi construída em 1960 e nunca havia recebido obras.

O Governo do Estado, por meio da SEIC, informou que entregará, neste primeiro momento, o túnel com a estrutura reforçada, desassoreada e desobstruída.

Foto: Divulgação

Segunda etapa

Uma segunda etapa, a ser licitada ainda neste semestre, incluirá obras nas comportas do túnel, além de jateamento de concreto para proteção em volta das paredes e no teto e concretagem no fundo do túnel. Ainda não há previsão para a finalização destas próximas intervenções.

A empreitada, que tem investimento de R$ 74 milhões, pode ajudar a evitar e/ou minimizar as consequências de enchentes na região do Centro Histórico, como ocorreu durante as chuvas de 2022.

Foto: Divulgação

Sobre o túnel

Com construção feita a partir da década de 1960 e finalizada no início dos anos de 1970, o Túnel Extravasor tem cerca de 3,5 km e é um importante sistema que desvia as águas do Rio Palatino, do centro da cidade, para o Rio Piabanha, no Itamarati.

A construção tem início na Rua Visconde de Souza Franco (Rua da Feira), centro, e segue até a Rua Pedro Elmer, no Itamarati. Toda estrutura é feita de concreto e requer manutenções periódicas.

Foto: Arquivo Sou Petrópolis

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir