Connect with us

Alunos de escola de Petrópolis trabalham em projeto para diminuir a evasão escolar

Educação

Alunos de escola de Petrópolis trabalham em projeto para diminuir a evasão escolar

Iniciativa, que pretende ampliar a biblioteca do Brizolão Cecília Meireles, além de promover aulas de dança, teatro e esporte, busca parcerias pra transformar a ideia em realidade

A evasão escolar é uma realidade no Brasil e, em Petrópolis, não é diferente. Pensando nisso, os alunos do 1º ano do Ensino Médio do CIEP Cecília Meireles idealizaram, na aula de empreendedorismo da professora Iulie Toman, o projeto Incentivo.

Foto: Divulgação

A iniciativa pretende ampliar a biblioteca da escola, além de promover aulas de dança, teatro e a prática de esportes, tudo para manter os jovens interessados. Atualmente, a meta é procurar parceiros para tornar realidade esse plano.

O projeto

O Incentivo faz parte da disciplina de empreendedorismo do CIEP, que apresenta um problema e impulsiona os alunos a descobrirem uma solução para o mesmo. A partir da ideia dos alunos, a professora Iulie Toman ajudou a iniciativa ganhar corpo.

“A turma trouxe a questão de terem identificado essa lacuna, como a falta da participação dos alunos no processo escolar. Eles estão buscando engajar esses alunos, a partir do projeto Incentivo, a serem mais presentes”, conta a educadora.

Inicialmente, a ideia trazia como base as aulas de teatro, a montagem de um espaço de dança e a aquisição de equipamentos mais modernos para a prática de esportes. Agora, a busca por um acervo maior para a biblioteca também entrou em pauta, sendo uma das prioridades dos jovens. Com o intuito de fazer a ideia florescer, os estudantes e Iulie começaram a procurar parcerias e já receberam a visita de profissionais das áreas necessitadas para conhecer a escola.

“Também vamos ter a visita de um grupo petropolitano que trabalha com a parte solidária, então a proposta já está começando a entrar em outras ações, como a coleta de objetos que possam ser recicláveis”, comenta.

Foto: Divulgação

Objetivos

A partir destas parcerias, os responsáveis visam desenvolver as ações para incentivar esse envolvimento dos jovens com a realidade acadêmica. Mesmo que ainda estejam nos passos iniciais, a expectativa é de que tudo caminhe rápido nos próximos meses.

De acordo com a professora responsável, uma das vontades é levar os alunos até a Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, e em um espaço esportivo, ajudando a fomentar o interesse e trazer ideias a serem colocadas no dia a dia do CIEP petropolitano.

“O objetivo deles, nesse momento, é conseguir as parcerias. Podemos ter o benefício da escola, que vai receber o profissional ou o equipamento. Como é um curso de empreendedorismo, está totalmente nos moldes da disciplina, que pretende envolver os alunos nas questões empreendedoras e na vida da escola”, relata.

A educadora comenta, ainda, que além de ensinar os conceitos básicos da vida empreendedora, as aulas são voltadas ao Intraempreendedorismo, mostrando que o estudante pode investir nele mesmo, e não só na formação de empresas.

Os alunos por trás da ideia

Por trás de toda esse processo estão os alunos do CIEP Cecília Meireles. Um dos líderes do projeto, o jovem Davi Campos, de 16 anos, explicou que a ideia surgiu a partir da necessidade de manter os jovens interessados e presentes na vida acadêmica, daí a busca pelas áreas apresentadas anteriormente. Além disso, o estudantes ressaltou a importância de manter a iniciativa como um legado para as próximas turmas da unidade de ensino.

Foto: Divulgação

“Nossa intenção é trazer algo que interesse a todos e que não tenha na nossa escola. A maioria dos jovens se interessa por leitura, dança, esporte. Basta atender a esses pedidos e o tempo será muito mais proveitoso. Os alunos precisam ficar satisfeitos na escola. Queremos que o nosso projeto traga muita alegria para o Cecília Meireles”, ressalta Davi.

Como ajudar o projeto

Para saber como ajudar o projeto, basta entrar em contato pelo e-mail com a professora Iulie. O endereço é iuliearts@terra.com.br. O contato também pode ser feito pelo telefone (21) 99656-7444. Para saber mais sobre o CIEP 137 Cecília Meireles é só acessar o site da escola.

Premiações do CIEP Cecília Meireles ao longo dos anos

Os alunos do Cecília Meireles estão entre os mais talentosos de Petrópolis. Ao longo dos anos, venceram vários prêmios importantes e em competições renomadas, como:

  • SEBRAE em Revitalização de Ambientes Escolares (1º lugar estadual em educação empreendedora 2018);
  • CONECTANDO SABERES / FUNDAÇÃO LEMANN (Top 10 educação. Prêmio estadual 2019 e 2021);
  • CRIATIVOS DA ESCOLA/INSTITUTO ALANA Projeto de literatura (Nacional. Melhores 50 projetos 2021)
  • PAPO RETO uma construção de jovens (Menção Honrosa 2018);
  • OAB/RJ livro digital Aos Olhos da Nova Geração (Menção Honrosa em mediação de conflitos 2021);
  • INSTITUTO DE INCLUSÃO A TODOS projeto JEIPS Jogos Estaduais Inclusivos de Petrópolis (Prêmio 1º lugar nacional)
  • Prêmio do INPI em Propriedade Intelectual (1º lugar na região sudeste PI nas escolas 2020).

No fim do ano passado, os alunos do CIEP Cecília Meireles, em Corrêas, ficarem entre os 100 melhores na disputa do Desafio Liga Jovem, do Sebrae. Como resultado positivo obtido na competição, os jovens petropolitanos seguiram para as semifinais, que começaram nesta segunda-feira (20), em São Paulo.

Foto: Divulgação

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir