Connect with us

Complexo cultural do Rocio é ampliado e transformado em uma fundação para Petrópolis

Cultura

Complexo cultural do Rocio é ampliado e transformado em uma fundação para Petrópolis

Piccola Arena passa a contar com espaço para cursos e restauro de acervo pessoal de artistas petropolitanos. Inauguração acontece neste sábado (25), às 16h, com a exposição do artista Mauricio de Memoria. Confira todas as novidades!

O complexo cultural da Piccola Arena, projetado pelo artista Mauricio de Memória para a comunidade do Rocio e para os petropolitanos acaba de expandir seu conjunto de instalações. Concluindo um sonho de  20 anos, o centro cultural ganhou três novos andares, ampliando ainda mais as atividades.

Para marcar a inauguração dos novos espaços, o artista abre, dia 25 de março, sábado, a partir das 16h, a mostra “Simplesmente pintura”. São cerca de 30 obras, a maioria em grandes formatos, que ocuparão as galerias.

A curadoria é de Jeanne Duarte. O trio de Diego Teixeira (voz, violão, percussões) anima a festa com ótimo samba e MPB.

Foto: Divulgação

Todo o o empreendimento foi construído ao longo dos anos com recursos próprios de Memória.  Generoso, ele anuncia que vai transformar todo o complexo em uma Fundação, que ficará para a cidade, inclusive o acervo pessoal de mais de 500 obras.

O conjunto reúne duas  galerias com mais de 100m2 cada, um teatro de arena (120 lugares) cujo teto é retrátil, um bistrô (44 lugares), o ateliê de Mauricio de Memória, acoplado a uma outra galeria a céu aberto, e agora, a sala multiuso e a sala de acervo técnico. Ao todo são mais de 1200 m2 de área consuída, em meio à exuberante natureza do Rocio.

Novas instalações permitirão cursos de arte e recuperação de acervos

A nova construção agrega ainda mais valor ao centro cultural. No térreo, o ateliê do artista foi ampliado e pode atuar também com projetos de recuperação de acervos de pintura e escultura. No segundo piso, foi construída uma sala multiuso capaz de receber cursos de arte e oficinas. O terceiro piso foi inteiramente pensado para o acervo técnico, abrigando as mais de 500 pinturas do artista.

À esquerda a arte “A árvore torta na curva da estrada” e à direita “A espera do labirinto” de Maurício de Memória – Foto Divulgação

Uma vida dedicada à arte

Primeiro veio a escultura, depois a pintura. É com esta arte, pintando diariamente ao longo de mais de 30 anos, que Maurício de Memória acumulou vasta produção, hoje catalogada, e que pode ser vistas no novo acervo que fará parte da fundação. Desde sua passagem pela Escola Nacional de Belas Artes, até os anos vividos na Europa e principalmente Itália, os olhos foram treinados para ver a beleza das formas e das técnicas. Não há um único estilo, mas um estilo único, capaz de ser reconhecido em qualquer parede.

“Simplesmente Pintura”é um recorte desta totalidade. Incorpora experiências pessoais do artista, sua vivência no Rocio, com elementos e formas que perpassam sua obra ao longo do tempo: mulheres, paisagens, bicicletas, barcos e alguns seres do imaginário. Factuais, como a Guerra na Ucrânia também foram contemplados. Uma série de autorretratos e outra tendo Picasso como inspiração completam a mostra.

Foto: Jeanne Duarte

Pra anotar aí:

Inauguração do novo complexo cultural da Piccola Arena

Data: 25/03/2023

Local: Piccola Arena, Estr. do Rocio, 3507

Horário: 16h

Entrada gratuita.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir