Connect with us

Projeto que atua no incentivo ao esporte em Petrópolis busca ajuda para manter as atividades

Esporte

Projeto que atua no incentivo ao esporte em Petrópolis busca ajuda para manter as atividades

O Social Sports Petrópolis beneficia cerca de 200 crianças com aulas de futsal, society e futebol. Atletas participam de competições no Rio de Janeiro e Minas Gerais

O Projeto Social Sports Petrópolis atua na cidade com aulas de futsal, society e futebol de campo para cerca de 200 crianças de 6 a 16 anos. Criada por amigos de forma independente, a iniciativa busca apoio financeiro para as despesas de todas as suas ações.

Para isto, o grupo promove uma vaquinha virtual, que pode ser apoiada clicando aqui, e também aceita doações através do PIX (24) 98806-0412, que é o número de contato de um dos organizadores, Julio Cesar Alves Tavares, que pode ser contactado para outros tipos de suporte e mais informações.

Foto: @edaonjrjor

O projeto

“Iniciamos nossas ações timidamente em 2017, mas foi no início de 2022, quando a pandemia amenizou, que o projeto foi alavancado. Atuo na área de recuperação, intervenção e reinserção social pela Pastoral da Sobriedade desde 2005 e algo que sempre me incomodou era o fato de não haver um trabalho de prevenção às drogas no Quitandinha. Então, através do esporte, iniciei as atividades na comunidade Espírito Santo”, comenta Julio.

O projeto funciona através de uma parceria com o Colégio Marcello Alencar, que disponibiliza a quadra três vezes na semana, e com o Carangola FC, onde são treinados os jogadores das categorias sub-11 e sub-13 aos sábados. Uma empresa também patrocina as ações e ajuda com os custos.

“Acredito que o esporte é uma das ferramentas que ajudam a proteger as nossas crianças de muitos riscos. Hoje em dia é comum se deparar com cenas de uso de drogas, lícitas ou ilícitas, em diversas comunidades de Petrópolis. A cada dia o número de dependentes químicos vem crescendo e o que mais me preocupa é a idade. Já me deparei com uma criança de 12 anos consumindo crack e, diante dessa situação, não posso ficar de mãos atadas. Esse incômodo me fez reagir para amenizar essa triste realidade que assola o meu bairro”, declara.

Foto: @edaonjrjor

Competições

Em 2022, os jogadores do projeto participaram do Campeonato de Futsal da Liga Petropolitana de Desportos (LPD), com as categorias sub-9, sub-11 e sub-13, e conseguiram chegar na semifinal com as 3. Neste ano, os pequenos atletas já participaram de diversas competições, dentre elas a ABS Cup, em Guarani (MG), o Campeonato Fut-9, em Duque de Caxias, a Rio Cup, na Barra da Tijuca, o Campeonato Regional da Zona da Mata, em Minas Gerais, e a Copa das Comunidades.

“Na Copa das Comunidades os times são formados por crianças nascidas em 2014 e 2015, além de 4 atletas de 2013. Participam os bairros Duques, Taquara, Siméria, Contorno, Bairro da Glória, Sertão do Carangola e o nosso projeto representando o Quitandinha. Já jogamos duas rodadas com dois empates sem tomarmos gols. Tem sido uma experiência incrível. A nossa patrocinadora pagou o transporte para levarmos nossas crianças e os responsáveis em todos os jogos”, relata Julio.

Fora do estado, 4 atletas do Social Sports estão disputando o Campeonato Regional da Liga de Leopoldina (MG) e também participaram do Campeonato da Liga de Ubá (MG). “Além dessas competições, estamos trabalhando para repetir a participação no Campeonato Municipal de Futsal da LPD e do Campeonato Municipal de Futebol, representando o Clube Carangola, nosso parceiro para essa modalidade, que também está sob nossa gestão nas categorias sub-11 e sub-13”, afirma.

Participantes da Copa das Comunidades. Foto: Divulgação

Futuro do projeto

Dentre os próximos passos planejados por Julio e os outros organizadores do Social Sports estão:

  • Jogar a preliminar do jogo Master entre Vasco x Petrópolis (categoria sub-13) e alguns amistosos de futebol e futsal;
  • Chegar na fase eliminatória da Copa Comunidades com as crianças do sub-9;
  • Conseguir verba para as crianças que jogam o Regional de Minas Gerais conseguirem ir até onde o clube mineiro chegar;
  • Levar os meninos que já jogam o Regional para o Campeonato da Liga Ubaense.
  • Levar 2 equipes do Projeto para a ABS Cup em Minas Gerais;
  • E ter as equipes do Projeto no Campeonato das escolinhas da LPD.

Todas as ações do projeto podem ser acompanhadas através do Instagram @socialsportspetropolis.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir