Connect with us

Destaque do Vasco na temporada, Gabriel carrega Petrópolis no nome e no coração

Esporte

Destaque do Vasco na temporada, Gabriel carrega Petrópolis no nome e no coração

Jovem de 21 anos começou a carreira no Carangola, mas carrega o nome de outro clube da cidade como apelido

Não são raros os casos de atletas petropolitanos talentosos. Desta vez, o assunto é Gabriel Fortes Chaves, de 22 anos, e que joga no Vasco da Gama. No clube carioca desde os 8 anos de idade, o jovem talento é conhecido como Gabriel Pec, em referência ao Petrópolis Esporte Clube (PEC), time profissional de futsal da Cidade Imperial.

Foto: Reprodução do Instagram

Apesar disso, o jogador começou a carreira no Carangola, aos 7 anos e nunca jogou no PEC. O apelido surgiu, de acordo com Gabriel, por conta de um coordenador de salão do Vasco, que já havia trabalhado no PEC. Quando descobriu que o jovem era petropolitano, cravou o apelido que o acompanha até hoje.

“Quando cheguei ao Vasco, tinham muitos com o nome Gabriel. Aí pra diferenciar, me chamaram de PEC. Todos aqui me chamam assim, mesmo eu nunca tendo jogado na equipe. Sempre tenho que explicar “, contou Gabriel, em entrevista para a Vasco TV.

Carreira na base

Após sair do Carangola, depois da Copa Zico, em 2009, se juntou ao time de futsal do Vasco. Mais tarde, e após conquistar muitos títulos na modalidade, fez a transição, aos 10 anos de idade, para o futebol de campo. Lá, venceu o Campeonato Carioca de Base e a Copa do Brasil Sub-20, se tornando uma das grandes promessas das divisões inferiores do clube do Rio de Janeiro.

Carreira profissional

No profissional do Vasco desde 2019, quando estreou diante do Bahia em São Januário, PEC soma 136 jogos como profissional, marcando 16 gols. Na atual temporada, é o destaque do time, com quatro gols em sete partidas. Apesar da concorrência e da injeção financeira que o Cruzmaltino recebeu depois da venda do clube para a 777 Partnes (empresa norte-americana), segue como titular e mostra grande evolução.

Entre todos os jogadores do Vasco na Série B de 2022, foi vice-líder em dribles (32) e grandes chances criadas (5), além de terceiro em faltas sofridas (51), em 33 partidas realizadas, sendo 22 como titular.

Como profissional, o único titulo é o de campeão da Taça Rio em 2021, após vencer o Botafogo na final.

Foto: Reprodução do Instagram

“Eu sempre começo bem, mas esse ano é diferente. Estou com uma sequência excelente de jogos, mais focado e maduro. A evolução é nítida, graças a Deus. Esse ano é o meu ano. Estou muito focado,” comentou.

Números gerais com a camisa do Vasco

  • 2019: 8 jogos, 0 gols,
  • 2020: 21 jogos, 1 gol
  • 2021: 52 jogos, 7 gols
  • 2022: 45 jogos, 4 gols
  • 2023: 10 jogos, 4 gols.

Mãe orgulhosa

Conversamos com Silvana Fortes, mãe de Gabriel, que contou como precisou mudar de vida para acompanhar e apoiar o filho na carreira como jogador. Nascida e criada em Petrópolis, só deixou a cidade por conta de PEC, mas isso só aconteceu após quatro anos subindo e descendo a serra. Hoje, moram todos no Rio de Janeiro.

“Pra mim é um orgulho ver a realização daquilo que ele sempre buscou. Trabalhou e trabalho muito para essa conquista, agora está colhendo os frutos. Fico muito feliz de vê-lo conquistando o espaço dele com alegria. Minha alegria é ver que ele está feliz, e ele está”, conta.

Esperança vascaína

Em entrevista ao LANCE! no início do ano, o técnico Maurício Barbieri, do Vasco, exaltou as qualidades e detalhou o processo de lapidação do petropolitano, que pode ser o grande nome do time na temporada.

“A maior responsabilidade é dele, essa vontade de crescer. É um menino que treina finalizações sozinho após os treinos, se precisar. É um garoto que tem demonstrado uma confiança incrível. O meu papel talvez seja ajudá-lo na função que ele exerce hoje, potencializar o que ele tem de bom, resolver algumas questões em que talvez ele seja mais vulnerável. Ele está em um nível excelente”, disse Barbieri.

Gabriel Pec volta a campo neste domingo (5), às 18h30, contra o Flamengo, no Maracanã. A partida é válida pelo Campeonato Carioca. Sem balançar as redes há dois jogos, o jovem espera repetir o ano passado e carimbar a rede do time Rubro-Negro.

Foto: @gabrielpec01 no Twitter

Para acompanhar a carreira do jovem, basta seguir sua pagina no Instagram

Relação com Petrópolis

A relação de Gabriel com Petrópolis se tornou ainda mais bem vista após a tragédia de fevereiro de 2022. Em rápida aparição na Vasco TV antes da partida com o Bangu, na semana do desastre, o jovem mostrou bastante tristeza e abatimento com o caso, além de muita gratidão ao clube, que leiloou, na época, camisas para arrecadar fundos e ajudar as vítimas.

“Infelizmente todos estão acompanhando o que aconteceu em Petrópolis, onde nasci e cresci. Minha família é toda de lá. Graças a Deus todos estão bem, mas a gente sente pelos outros. Estamos bem tristes em casa. Eu, particularmente, não consegui nem ficar vendo muito os vídeos, é uma tristeza enorme. Quero agradecer muito ao Vasco. Vamos jogar com essas camisas que serão leiloadas e destinadas à Petropolis. Estou muito feliz com essa atitude”, declarou PEC.

Aos jovens petropolitanos, Gabriel deixou a receita para a realização dos sonhos: foco e fé.

“O que eu tenho para falar para esses jovens é que nunca desistam de seus sonhos. Tudo é possível. Eu também era de Petrópolis e consegui realizar meu maior objetivo, que é ser jogador de futebol. Pra isso, abdiquei de muitas coisas, como festas, bebidas. Sempre fui muito focado e regrado. Mas, acima de tudo, Deus sempre me ajudou em todos os momentos, assim como a minha família”, contou o jogador.

Outros atletas petropolitanos de destaque

PEC não é o único atleta petropolitano de destaque. Veja nesta lista outros esportistas que nasceram em Petrópolis e são destaques no Brasil e no mundo. Na base do Fluminense, a cidade ainda é representada pelo jovem Gustavo Dohmann.

Atualmente, o nome de maior destaque é o de Henrique Avancini, cotado para disputar as próximas olimpíadas na modalidade Mountain Bike.

Veja também:

 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir