Connect with us

Projeto da UNIFASE restaura os dentes de pessoas vítimas de acidentes: ‘Devolvemos sorrisos’

Saúde

Projeto da UNIFASE restaura os dentes de pessoas vítimas de acidentes: ‘Devolvemos sorrisos’

Projeto Trauma Dental já ajudou e recuperou a autoestima de quase 3 mil pessoas em Petrópolis

Recuperar a autoestima após um acidente nem sempre é uma tarefa fácil. Quando a casualidade afeta os dentes, ferramentas importantes na composição do rosto, a situação fica ainda mais difícil. Pensando nisso, em 2019, a UNIFASE idealizou o Projeto Trauma, que restaura totalmente os dentes das vítimas de acidentes, no Ambulatório Escola da unidade, em Cascatinha.

Foto: Divulgação

O projeto, que foi criado pelo professor Ernani Abad, já beneficiou mais de 2,5 mil pessoas no estado do Rio de Janeiro.

“É altamente gratificante para mim, porque devolvemos sorrisos. Quando as pessoas ficam sem os dentes, elas naturalmente deixam de sorrir. Para os alunos da faculdade essa é uma oportunidade muito interessante de aprendizado, pois todo dentista um dia no consultório vai precisar atender um caso de trauma dental”, comentou.

Como funciona

O Projeto Trauma Dental é desenvolvido pelos alunos e professores do curso de Odontologia da UNIFASE e oferece atendimento a preços populares aos pacientes. Os procedimentos são realizados nos consultórios do Ambulatório Escola da UNIFASE.

O projeto funciona às terças-feiras, à tarde, mas a UNIFASE disponibiliza professores da equipe ao longo da semana que realizam o primeiro atendimento e encaminham o paciente para o projeto. A maior demanda é de pacientes que sofrem acidentes de bicicleta e de moto.

Foto: Divulgação

Pacientes

A iniciativa atende pacientes desde o público infantil até adultos. Qualquer pessoa que sofra um traumatismo dentário ou que tenha uma lesão relacionada à boca e aos elementos dentários, pode procurar o atendimento.

O professor Abad explica que, caso o dente seja encontrado após um acidente, é possível realizar os procedimentos. O médico frisa, ainda, que os primeiros socorros são essenciais para ação. Ou seja, quanto mais rápido for o atendimento, as ações de restauração irão funcionar com mais eficácia.

“Caso a pessoa consiga segurar o dente quietinho na boca e ir rápido para o atendimento, é o melhor cenário. Ali, fica mais fácil recolocar o dente em seu lugar de origem. Se não der pra manter o dente na boca, a recomendação é de que coloque em um pote com leite gelado”, explica.

Integração entre os alunos da UNIFASE

Antes de receberem os pacientes nos consultórios do Ambulatório Escola, os alunos participam de aulas teóricas para adquirirem embasamento sobre os procedimentos de traumatismo dental. Os acadêmicos precisam estar cursando a fase clínica para atingirem o nível de ensino exigido para atender esses casos específicos, o que ocorre a partir do sexto período.

Foto: Divulgação

“É muito importante que desde a graduação os estudantes tenham uma visão mais ampla do que abrange a profissão e as consequências de qualquer intervenção para saberem agir de acordo com o que se torna necessário a cada caso. Eu digo que é Trauma Multidisciplinar, porque envolve várias especialidades dentro da Odontologia e traz um resultado fabuloso”, finaliza o Dr. Ernani Abad.

Tratamento

O tratamento é a longo prazo, pois, dependendo do trauma sofrido, só é possível dar alta no prazo de um a cinco anos desde o acidente.

Outros projetos da UNIFASE

O Ambulatório Escola oferece atendimentos gratuitos em todas as especialidades médicas e de atenção à saúde (pediatria, cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, dermatologia, endocrinologia (adulto e infantil), enfermagem, gastroenterologia (adulto e infantil), ginecologia, neurologia pediátrica, nutrição, obstetrícia, oftalmologia, ortopedia, urologia, otorrinolaringologia, alergia pediátrica, psiquiatria, uroginecologia e ambulatório pós-covid) são oferecidas através de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Os serviços oferecidos no SPA (Serviço de Psicologia Aplicada) estão disponíveis tanto para demandas públicas, através de convênio com o SUS, quanto para demandas privadas, atendidas a preços populares. Apenas as especialidades de DTM e Odontopediatria, os serviços de odontologia e radiologia odontológica são realizados a preços populares. Mais informações pelo telefone: (24) 2235-2224.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir