Connect with us

Conheça a Rebio Araras: reserva ambiental protege a fauna e a flora de Petrópolis

Cidade

Conheça a Rebio Araras: reserva ambiental protege a fauna e a flora de Petrópolis

Com mais de 3 mil hectares de extensão, dezenas de aves e mamíferos, incluindo a onça-parda, já foram flagrados no local

Criada em 1977 com o objetivo de proteger a fauna e a flora da região, a Reserva Ambiental de Araras é uma das maiores áreas de conservação de Petrópolis. Com mais de três mil hectares, a unidade já constatou a presença de mais de 17 espécies de mamíferos e mais de 100 tipos de aves.

Foto: Reprodução do Instagram/@rebioararas

No ano de 2022, o registro mais marcante da Rebio Araras foi o da onça-parda, flagrada pelas armadilhas fotográficas enquanto passava pela reserva. O animal é o segundo maior felino do Brasil, perdendo apenas para a onça-pintada.

Foto: Reprodução do Instagram/@rebioararas

De acordo com o IBAMA, a onça-parda corre risco de extinção na área da Mata Atlântica, por conta da perda de seu habitat natural. Conhecido também como suçuarana, o felino pode ser encontrado em todo o território brasileiro.

Espécies

Além da onça-parda, de acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), as demais espécies típicas da fauna da Mata Atlântica, e que são encontradas na reserva, são jaguatirica, cachorro-do-mato, gambá, tatu galinha, furão, ouriço, caxinguelê, caititu, irara, paca, sagui, quati, macaco-prego, bugio, mão-pelada e guariba.

Foto: Reprodução do Instagram/@rebioararas

Em relação à flora, a Unidade de Conservação conta com o rabo- de-galo, que é raro e com outros tipos ameaçados de extinção, segundo a lista do IBAMA, como: canelas (Ocotea spp. e Nectandra spp), palmito (Euterpe edulis), cedro (Cedrella fissilis) e jequitibá (Cariniana estrellensis).

Foto: Felipe Tubarão

Monitoramento e estudos

A Reserva Ambiental de Araras tem 3.837,82 hectares de tamanho, começando em Petrópolis e terminando no município vizinho de Miguel Pereira. Como toda Unidade de Conservação, o objetivo da Rebio Araras é manter a integridade da flora e da fauna originárias, assegurando o equilíbrio ambiental da região da Mata Atlântica.

Foto: Reprodução da internet

Armadilhas fotográficas

Para estudar as espécies e até acompanhar o comportamento dos animais, a administração utiliza câmeras de monitoramento por toda a extensão da reserva. Em fevereiro de 2022, quando a onça-parda foi flagrada, a gestora da unidade comentou sobre a importância da iniciativa.

“Com as gravações, temos um indicativo de equilíbrio florestal, pois percebe-se as espécies bem nutridas e que a cadeia alimentar está funcionando devidamente”, acrescenta a engenheira florestal Erika Melo, que fazia parte da gestão da Rebio Araras na época. Atualmente, Cléber Ferreira está na liderança da unidade.

Foto: Divulgação Rebio Araras

Recentemente, a onça-parda foi vista na Reserva Ambiental de Tinguá. De acordo com as equipes de monitoramento, há a possibilidade de ser o mesmo animal flagrado no passado, na unidade de Petrópolis.

Visitação educacional

A visitação pública, ou seja, sem objetivo educacional, é proibida pela legislação das reservas ambientais. A sede administrativa da Rebio Araras fica na Estrada Bernardo Coutinho, número 10.351, na Gleba do Horto, no bairro de mesmo nome da unidade. Para mais informações, basta seguir a reserva ambiental no Instagram.

Foto: Reprodução do Instagram/@rebioararas

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir