Primeiro Concurso Literário ‘Deixa a Gira Girar’ abre inscrições em Petrópolis
O evento acontece no dia 25 de fevereiro, no Centro de Cultura Raul de Leoni. Serão 10 autores selecionados e os três finalistas levam prêmios em dinheiro
Com o intuito de difundir e valorizar a cultura afro brasileira, além de promover o trabalho de artistas petorpolitanos, o primeiro Concurso Literário “Deixa a Gira Girar” está com inscrições abertas até 15 de fevereiro de 2023. A premiação tem como tema “Herança Ancestral e Liberdade Religiosa”.
Foto: Divulgação
Inscrições
Serão selecionados dez autores para apresentarem seus textos para a plateia e uma banca de três jurados: Simone Gonçalves, atriz e representante da cultura afro-brasileira; Álvaro Assis, escritor e representante da literatura; e Emily Santos, poetiza e representante da cultura urbana. Os três finalistas ganham prêmio em dinheiro.
São aceitos todos os tipos de texto, com limite máximo de 2500 caracteres. Para se inscrever basta ser morador de Petrópolis e preencher este formulário de inscrição. O regulamento pode ser acessado neste link. E mais informações são obtidas no Instagram @deixaagiragirar.musical ou pelo e-mail deixaagiragirar.musical@gmail.com.
Evento
O Deixa a Gira Girar acontecerá às 18h30 do dia 25 de fevereiro, no Teatro Afonso Arinos no Centro de Cultura Raul de Leoni, com entrada gratuita. A noite começará com os selecionados do concurso e será toda conduzida por Yuri Mendes, o mestre de cerimônia.
Foto: Lucas Barbosa
Enquanto os jurados avaliam as apresentações dos autores, o público contará com uma performance de dança de Soninha Maracanã, atriz do Coletivo Denegrindo e dançarina afro, interpretando a Orixá Iemanjá.
O encerramento da noite fica por conta do musical Deixa a Gira Girar, espetáculo roteirizado, dirigido e estrelado por Carol Guerra, que traz a dinâmica de uma gira de Umbanda através da mistura de textos, poesias, lendas, pontos cantados e músicas já conhecidas de artistas renomados.
Foto: Divulgação
A banda é formada pelos músicos João Pedro Gomes, no violão, Sabão Batukda, na percussão e Dominique Rabello, no saxofone e flauta.
Nessa noite enquanto se diverte, o público será impactado por diversos segmentos da arte e poderá conhecer melhor os rituais, as entidades da Umbanda, e assim quebrar estereótipos que são frutos do racismo estrutural e religioso. Uma excelente oportunidade para qualquer cidadão brasileiro entender a história da Umbanda e respeitá-la como patrimônio cultural brasileiro.
Foto: Divulgação
Pra anotar aí:
Deixa a Gira Girar
Quando: 25 de fevereiro às 18h30
Onde: Centro de Cultura Raul de Leoni
Entrada Gratuita