Connect with us

Primeiro Festival LGBTQIA+ de Petrópolis começa nesta sexta

Agenda

Primeiro Festival LGBTQIA+ de Petrópolis começa nesta sexta

Evento gratuito acontece até domingo (5), no Centro de Cultura Raul de Leoni, e trará oficinas, seminários e apresentações musicais, teatrais e culturais

Começa nesta sexta-feira (3) o primeiro Festival LGBTQIA+ de Petrópolis, que visa divulgar, celebrar e difundir a cultura da comunidade. Até o domingo (5), o Centro de Cultura Raul de Leoni sediará o evento, que é gratuito e aberto ao público e conta com uma extensa programação.

Foto: Lucas Barboza

Durante estas datas, serão apresentados seminários de moda e inclusão, políticas públicas de acessibilidade, educação, assistencialismo, sexualidade, batalha de poesia, performances artísticas, oficinas, mostra de cinema e apresentações musicais, teatrais, literárias e culturais.

“Serão três dias com apresentações de diversos jovens artistas de Petrópolis que fazem parte da comunidade. Também traremos profissionais das áreas de psicologia, saúde, direito e assistência social para um seminário mediado pelo Centro de Cidadania LGBT”, comenta uma das organizadoras, Dafne Souza.

Foto: Daniel Rangel dançarino com cadeira de rodas

Programação

Como parte da programação estão seminários de moda e inclusão, exposição da artista plástica Zazá Lima, apresentação de dança em cadeira de rodas, show musical-literário de O Loba e o Slam do Caule, movimento de poesia de rua e música que é o único ativo na cidade.

“Teremos também dois dias onde pessoas da sigla serão convidadas a trazerem fotos, imagens, palavras ou frases para serem compartilhadas em uma colcha de retalhos, num processo de fala, acolhimento e pertencimento”, acrescenta.

Fotos: Slam do Caule e O Loba

O festival será fechado com a Mostra Ball, em uma remontagem histórico-cultural do ballroom, modalidade onde os artistas se expressam por meio da dança e performances, apresentando suas categorias tradicionais como vogue, face, catwalk, spinning e best dressed.

“Este é considerado um dos principais espaços de política e acolhimento de corpos marginalizados como travestis, pessoas trans e gays. A mostra vai ser apresentada por artistas gays da cidade”, explica Dafne. A programação completa pode ser conferida no Instagram @festivallgbtqiadepetropolis.

Fotos: trancista Sulamita e dançarina da Tribal Fusion Bia

Apoio

O evento está sendo incentivado pelo Fundo Municipal de Cultura, via edital Nelson Ricardo, e recebe o apoio da Editora Bem Cultural. A expectativa dos organizadores, Dafne Souza e The Nasu, é de que o festival faça o encontro da arte e da reflexão social, misturando debates, palestras e vivências com apresentações culturais diversificadas, colocando a comunidade LGBTQIA+ no lugar de protagonismo.

Fotos: artista plástica Zazá Lima

Pra anotar aí:

Festival LGBTQIA+

Quando: 3, 4 e 5 de fevereiro

Onde: Centro de Cultura Raul de Leoni

Entrada gratuita

Foto: mostra de cinema do Cine Pagu

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir