Connect with us

Saiba como fazer parte do Grupo de Resgate em Desastres Naturais de Petrópolis

Petrópolis do bem

Saiba como fazer parte do Grupo de Resgate em Desastres Naturais de Petrópolis

Equipe é formada por voluntários e atuou durante as tragédias de Petrópolis, desde 1981

Formado por mais de 900 membros, o Grupo de Resgate em Desastres Naturais (Geden), atua, ao lado das equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, nas tragédias de Petrópolis desde a década de 1980. O trabalho realizado no início de 2022, após os deslizamentos de terra provocados pelos temporais, rendeu ao grupo uma Medalha Tiradentes, maior honraria do Estado do Rio de Janeiro.

Foto: Arquivo Pessoal/Neném Peixoto

Trabalho voluntário

Para se inscrever para o trabalho voluntário no Geden basta preencher esse formulário. Nele, o grupo explica que a participação não é remunerada e nem gera vínculo empregatício. No documento também são checadas as fobias e medos do candidato, além de perguntar em qual área gostaria de atuar.

Entre as disponíveis estão as de: busca e salvamento, busca e resgate, posto de comando, comunicação de emergência, psicologia de desastres, moto resgate, salvamento terrestre, atendimento pré-hospitalar, gerenciamento de abrigo e prevenção e combate a incêndios florestais.

“Em todas as calamidades os voluntários, sejam eles individuais ou de instituição, tiveram um papel fundamental na ajuda humanitária em nosso município, salvando vidas e resguardando a integridade das famílias. Isso transforma a realidade de uma comunidade. Só quem recebe um abraço no momento de dificuldade sabe que esses simples gestos transformam a nossa vida”, conta Neném Peixoto, um dos coordenadores do Geden.

Foto: Arquivo Pessoal/Neném Peixoto

O que é o Geden?

O Grupamento é composto estritamente por voluntários, que são treinados e recebem noções de busca e salvamento de pessoas e animais, seja na água ou em situações que envolvem altura. A capacitação ainda inclui primeiros socorros e comunicado de emergência.

O Geden é um dos braços do Comando de Paz, fundado em 1981, após a enchente que atingiu Petrópolis na época, atuando no resgate da população afetada pela calamidade. O trabalho da equipe foi evoluindo ao longo dos anos e, atualmente, atende a todos os tipos de chamados que envolvam situações de risco.

“Quando começamos os trabalhos em 1981, não existia a Defesa Civil e atuávamos com a Secretaria de Obras e depois junto a Secretaria de Apoio Comunitário. Em 1990, auxiliamos na implantação da Defesa Civil Municipal sendo a primeira instituição como NUDEC (Núcleo de Defesa Civil). Ajudamos muito na popularização dos Vigilantes da Chuva, que aprendemos com nosso amigo Rolf Dieringer, onde eram feitos em garrafas de vidro e ajudamos a popularizar quando fizemos adesivos para garrafa PET, entre várias outras realizações”, afirma

Foto: Arquivo Pessoal/Neném Peixoto

Como funciona o trabalho

O trabalho do Geden funciona de maneira simples, mas eficiente. O Grupamento auxilia as forças de resgate de Petrópolis em meio a calamidades. Cujo trabalho foi essencial nos meses de fevereiro e março de 2022, durante os temporais que atingiram a cidade e provocaram deslizamentos de terra e enchentes, resultando na morte de mais de 240 pessoas.

Foto: Arquivo Pessoal/Neném Peixoto

Como ajudar

Quem realiza o curso paga um valor simbólico para manter o trabalho funcionando. Além disso, o Grupamento também recebe doações para compra de materiais via Pix, para a chave 31.989.353/0001-90.

A sede do Geden fica na Rua João Farias, 733, no Itamarati. Para mais informações, basta seguir o grupo no Instagram.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir