Connect with us

Protetores da causa animal cobram políticas públicas de castração e conscientização em Petrópolis

Cidade

Protetores da causa animal cobram políticas públicas de castração e conscientização em Petrópolis

Falta de apoio do governo dificulta trabalho dos voluntários, que já abrigam mais de 1.600 animais na cidade

Em Petrópolis há diversos grupos de protetores de animais que agem nas mais variadas frentes. Seja na divulgação, castração, abrigo, cuidado veterinário ou adoção, o trabalho destes benfeitores é árduo e, muitas das vezes, pouco enxergado e valorizado. Em conversa com alguns voluntários da causa na cidade, um grande problema apontado por todos é a falta de políticas públicas.

Fotos: Divulgação

Castração

Márcia Coelho, uma das integrantes da Dog’s Heaven, ONG que cuida de mais de 300 cães atualmente, relata que a ajuda da Prefeitura se restringe à vacinação contra a raiva e que é necessário a conscientização sobre outras vacinas, como a V8, que evita 8 tipos de doença.

“Também precisamos urgentemente de projetos de castração nos bairros, porque muitas pessoas não têm dinheiro para se deslocar e fazer o procedimento. É preciso alertar a população sobre a importância da castração. A quantidade de cachorros abandonados é terrível e o número de cães procriando maior ainda”, comenta.

Foto: Sou Petrópolis

Ela ressalta que, diariamente são vistos vários pedidos de ajuda com ninhadas, casos de atropelamento e de maus tratos. “Precisamos de punição para isso. Os protetores estão lotados e endividados. Nos viramos para ver como ajudar da melhor forma, mas, infelizmente, só vem piorando”, desabafa.

Demandas

Para Virgínia Moreira, voluntária na Somos Todos Protetores, que abriga cerca de 200 animais, o abandono vem aumentando a cada dia e a adoção sem responsabilidade se tornou um grande problema, além da falta de ajuda do governo.

Fotos: Divulgação

“Aqui em Petrópolis não está sendo feito absolutamente nada. Não existe nenhuma política pública e acredito que nem tenha algum projeto para ser implementado por agora. As nossas demandas são imensas. Falta de castração, doação de ração, a miséria continua. As pessoas não têm nem pra elas, quanto mais para os animais”, declara.

Foto Divulgação

Dificuldades

Carla Maduro, do grupo Amigo Animal, acrescenta dizendo que “infelizmente não temos tido ajuda do poder público. Fazemos tudo por conta própria. A consulta veterinária, alimentação e cuidados dos animais que damos assistência são feitos todos por conta de cada protetor atuante na cidade. Vamos realizando bazar e rifas para conseguimos nos manter e ajudar os animais”.

Mais de 1.600 animais

Uma pesquisa realizada com 58 protetores de animais de Petrópolis apontou a existência de mais de 1.600 gatos e cachorros sob tutela de ONGs e defensores individuais. Simone Amorim, sócia da confeitaria Doces Húngaros e voluntária da Dog’s Heaven, foi a organizadora do estudo e afirma que o número é ainda muito maior, visto que nem todos os protetores da cidade participaram da consulta.

Fotos: @estudio.viralata

Ações da Prefeitura

De acordo com a Prefeitura de Petrópolis, em 2022 foram realizadas 34 edições da campanha de adoção, vacinação de 30 mil cães e gatos contra a raiva e duas grandes ações de castração no município, em julho e outubro, responsáveis por realizar o procedimento em 2.111 bichinhos.

Segundo o prefeito Rubens Bomtempo “estamos trabalhando para dobrarmos este número no próximo ano e ultrapassar a marca dos 4 mil bichinhos castrados em 2023”. Questionada sobre quando será a próxima ação de castração na cidade, a Prefeitura não havia se manifestado até o fechamento dessa matéria.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir