Conheça a história do prédio sede dos Correios em Petrópolis
Dia dos Correios e Telégrafos: imóvel com mais de 100 anos deve deixar de pertencer à instituição em breve
Em meio aos incríveis monumentos do Centro Histórico, o prédio sede dos Correios em Petrópolis se destaca pela beleza. Mesmo com a falta de manutenção, a fachada e o interior, com os salões inteligados e ornamentados por vitrais, chamam a atenção de quem passa pelo local. Nesta quarta-feira (25), Dia dos Correios e Telégrafos, conheça a história deste espaço, que completou 100 anos em 2022.
Fotos: @manutencaopetropolis
O edifício foi construído em 1922, no início da era republicana. Porém, a história dos Correios em Petrópolis data de muito antes. Uma das mais antigas do país, a primeira agência na cidade foi criada em 1848, por meio de um decreto de Dom Pedro II.
Fotos: Museu Imperial/Ibram/MinC e Bruno Avellar (2018)
História da sede
De acordo com o livro “Os Correios de Petrópolis – Um passeio pela História”, de Vera Maria Muller Taulois, em 1921, a Princesa Isabel cedeu uma parte dos jardins do Palácio Grão-Pará para a construção do atual prédio.
Este foi um de seus últimos feitos antes do falecimento naquele mesmo ano. Conforme consta, a única solicitação feita pela princesa foi que o busto de seu pai, Dom Pedro II, permanecesse à entrada da agência.
Fotos: @pedro_vazper
Independência do Brasil
O historiador petropolitano Joaquim Eloy acrescenta que o imóvel foi pensado, justamente, para servir de sede dos Correios em Petrópolis e foi construído como parte das comemorações do centenário da independência do Brasil.
“Outra agência dos Correios que se baseou na mesma inspiração arquitetônica foi a de Niterói. São até bem parecidos, ambos prédios comemorativos”, comenta.
O futuro do edifício
Em 2012, como comemoração dos 90 anos do monumento, foi inaugurada uma sala de memória, Na ocasião, também foi realizada uma festa, em forma de baile, e o lançamento de um selo personalizado. Já em 2022, quando o prédio completou 100 anos, o que se viu e ainda se vê é o abandono e a perspectiva de que o prédio deixe de pertencer aos Correios em breve.
Foto: @petropolisreal
Segundo a instituição, o imóvel tombado definitivamente em dezembro de 1998 pelo Inepac, está sendo preparado para alienação. Mais informações sobre o edital serão divulgadas oportunamente.
Veja também:
