Connect with us

Conheça a história do prédio sede dos Correios em Petrópolis

História

Conheça a história do prédio sede dos Correios em Petrópolis

Dia dos Correios e Telégrafos: imóvel com mais de 100 anos foi construído como parte das comemorações do centenário da independência do Brasil

*Matéria atualizada em 22 de janeiro de 2024

Em meio aos incríveis monumentos do Centro Histórico, o prédio sede dos Correios em Petrópolis se destaca pela beleza. Mesmo com a falta de manutenção, a fachada e o interior, com os salões inteligados e ornamentados por vitrais, chamam a atenção de quem passa pelo local. Nesta quinta-feira (25), Dia dos Correios e Telégrafos, conheça a história deste espaço, que completou 100 anos em 2022.

Fotos: @manutencaopetropolis

A construção

O edifício foi construído em 1922, no início da era republicana. Porém, a história dos Correios em Petrópolis data de muito antes. Uma das mais antigas do país, a primeira agência na cidade foi criada em 1848, por meio de um decreto de Dom Pedro II.

Fotos: Museu Imperial/Ibram/MinC e Bruno Avellar (2018)

História da sede

De acordo com o livro “Os Correios de Petrópolis – Um passeio pela História”, de Vera Maria Muller Taulois, em 1921, a Princesa Isabel cedeu uma parte dos jardins do Palácio Grão-Pará para a construção do atual prédio.

Este foi um de seus últimos feitos antes do falecimento naquele mesmo ano. Conforme consta, a única solicitação feita pela princesa foi que o busto de seu pai, Dom Pedro II, permanecesse à entrada da agência.

Fotos: @pedro_vazper

Independência do Brasil

O historiador petropolitano Joaquim Eloy acrescenta que o imóvel foi pensado, justamente, para servir de sede dos Correios em Petrópolis e foi construído como parte das comemorações do centenário da independência do Brasil.

“Outra agência dos Correios que se baseou na mesma inspiração arquitetônica foi a de Niterói. São até bem parecidos, ambos prédios comemorativos”, comenta.

Abandono

Em 2012, como comemoração dos 90 anos do monumento, foi inaugurada uma sala de memória, Na ocasião, também foi realizada uma festa, em forma de baile, e o lançamento de um selo personalizado. Já em 2022, quando o prédio completou 100 anos, o que se viu e ainda se vê é o abandono, a falta de manutenção e as pichações.

Fotos: Sou Petrópolis

O futuro do edifício

A estatal havia informado que estava reestruturando sua carteira de imóveis, em especial atenção aos prédios que foram abandonados pela gestão anterior. Segundo os Correios, o processo de venda em andamento foi suspenso.

Os prédios que atualmente geram prejuízo e não trariam benefícios, mesmo com reforma, seriam vendidos. Os recursos arrecadados seriam destinados à compra de imóveis necessários para os objetivos estratégicos da estatal.

Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, o imóvel da Rua do Imperador, no número 350, foi retirado da lista de venda devido ao seu valor simbólico e de relevância para a história do Brasil.

O Inepac informou que, no ano de 2013, recebeu um projeto para a recuperação e restauração do prédio, sendo o mesmo aprovado e que os Correios aguardam, até o momento, os processos licitatórios para a execução.

Agora, os Correios estudam a possibilidade de concessão para órgãos públicos, em que o imóvel é reformado e recuperado por um parceiro que passa a utilizar o prédio para a oferta de serviços que beneficiem a população.

Foto: @petropolisreal

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir