Connect with us

Fachada dos Correios em Petrópolis é alvo constante de pichações

Cidade

Fachada dos Correios em Petrópolis é alvo constante de pichações

A agência contará com central de alarme, com sensores perimetrais, para mitigar este tipo de delito

Basta dar uma volta pelo Centro Histórico de Petrópolis para ver que inúmeros imóveis tombados sofrem com a ação de pichadores. Um exemplo é o prédio dos Correios, na Rua do Imperador. Projetado em 1921, as marcas de pichações no edifício estão por toda parte de sua fachada. Além de algumas marcas deixadas pelos pichadores, a falta de limpeza também é notória.

Foto: Sou Petrópolis

São frases e desenhos de cunhos desconhecidos que contribuem para a poluição visual do prédio.

Fotos: Sou Petrópolis

As pichações ocorrem na maioria no período da madrugada, o que dificulta a identificação dos autores. Para mitigar este tipo de delito, os Correios informaram que tem investido em dispositivos de segurança e que, em breve, a agência de Petrópolis contará com central de alarme e com sensores perimetrais, o que dificultará as ações. Os Correios também ressaltam que mantêm estreita parceria com órgãos de segurança pública para prevenir esses crimes contra a estatal.

O prédio é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), responsável pela fiscalização e manutenção do mesmo.

Fotos: Sou Petrópolis

Crime

Pichar edificação ou monumento urbano é crime, previsto no artigo 65 da Lei 9.605, de 1998. A pena pode variar de três meses a um ano e também em multa. Quando o ato é realizado em monumento tombado, em virtude do seu valor artístico, arqueológico ou histórico, a pena é de 6 meses a 1 ano de detenção e multa.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir