Connect with us

Em amigo oculto temático, petropolitanos se reúnem para compartilhar o amor pela literatura

Cidade

Em amigo oculto temático, petropolitanos se reúnem para compartilhar o amor pela literatura

O “Amigo Literário” é realizado há sete anos e conta com regras além da brincadeira tradicional

Nas regras tradicionais do amigo oculto, os participantes sorteiam quem deve presentear quem. Porém, nos últimos anos, algumas variações da brincadeira foram surgindo. Um exemplo é o “amigo ladrão”, onde um rouba a lembrancinha do outro.

Pensando em fugir do usual, um grupo de petropolitanos adotou esta ideia e realizou, pelo sétimo ano, o “Amigo Literário”, onde se presenteiam com seus livros favoritos.

“É muito divertida a forma como tudo é conduzido. Fazemos isso há sete anos e espero que dure mais mil. Conseguimos nos conhecer melhor através dos nossos gostos. Juntar leitura e amizade é uma forma incrível de estreitar laços e aprender ainda mais”, conta uma das participantes, Júlia Guedes.

Foto: Arquivo Pessoal

O início

O que começou como uma forma de compartilhar o amor pela literatura quando eles ainda estavam no Ensino Médio, serviu para manter a chama da amizade acesa depois de tanto tempo, mesmo com os percalços da vida adulta.

“Acreditávamos que nada mudaria e continuaríamos sempre juntos, como na escola. Mas a cada ano estamos mais diferentes e não nos reunimos mais apenas pelos livros, mas para dividir um pouco de quem estamos nos tornando. Dedicamos pelo menos um dia no ano para recordar o nosso passado e compartilhar o nosso presente com as pessoas que fizeram e ainda fazem a diferença na nossa vida”, declara Angélica Albernaz, que também integra a brincadeira.

Desafios

Para reinventar ainda mais o jogo, além de poder tirar o presente do amigo, o grupo criou cartões de ações que podiam beneficiar ou atrapalhar o roubo de cada um dos integrantes. Quando um dos participantes pegava um livro, deveria cumprir um desafio, como roubar o de alguém, ser impedido de trocar, entre outros.

Livros e pessoas

Inicialmente, o grupo era composto por seis amigos de escola. Mas, com o passar dos anos, novos amantes da leitura foram sendo inseridos na brincadeira que, atualmente, conta com 13 integrantes.

“Livros podem ser atemporais, dependendo da relação que você desenvolve por aquela leitura. E assim também é com pessoas. Muitas podem se perder com o tempo, podemos conhecer novas e algumas podem ser eternamente duradouras”, finaliza Kevin Reis, participante do “Amigo Literário” desde a primeira edição.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir