9 fotos antigas que retratam como era a primavera em Petrópolis no passado
Hortênsias pela estrada, passeios em família aos parques e muito mais!
Matéria atualizada às 16h41 do dia 23 de setembro de 2024
Conhecida pela forte presença de hortênsias no passado, Petrópolis sempre se mostrou mais bonita e colorida na primavera. Prova disso é que, ainda que em preto e branco, as fotos de antigamente da cidade refletem com clareza os cenários floridos a que se tinha acesso nas décadas passadas. Para quem não dispensa uma viagem no tempo, atenção aos próximos registros e cartões-postais:
1- A troca da tonalidade das árvores da Praça da Liberdade
Fenômeno que continua a ser admirado pelos petropolitanos e visitantes, a troca da tonalidade das árvores da Praça da Liberdade é um dos principais e mais bonitos sinais da chegada da primavera na cidade.
Foto: Reprodução/Site Alberto Lopes – Leiloeiro Público
2- Poderia ser a subida da Serra, mas é o Independência florido
Atrativo a mais para quem subia a Serra em direção a Petrópolis, a presença das hortênsias era frequente também nos bairros, como comprova esse belo registro do Independência.
Foto: Museu Imperial/Ibram/MinC
3- A Praça da Liberdade em flores
De volta a maior praça pública de Petrópolis, está aí um cenário que, no passado, era comum no município: a presença de famílias e bodinhos na Praça da Liberdade, sobretudo nas estações mais quentes.
Foto: Acervo IBGE
4- Jardins floridos, visitantes encantados
Quem tem o hábito de frequentar os jardins do Museu sabe bem que cada estação traz consigo novos motivos para se encantar pelo recanto, mas que a vinda das flores tem sim seu charme e encanto.
Foto: Acervo IBGE
5- O melhor cartão de visitas
Antigo Petrópolis Tênis Clube, hoje sede do Petropolitano F.C. na Avenida Roberto Silveira, o cartão-postal exibe o melhor cartão de visitas pelo qual Petrópolis era conhecida: suas hortênsias.
Foto: Reprodução/Mercado Livre
6- A estação dos piqueniques
Junto do verão, a primavera é uma das estações favoritas de quem gosta de fazer piqueniques. Além de prazerosos passeios de barco, o Cremerie também era sede de lanches em família e entre amigos no gramado.
Foto: Museu Imperial/Ibram/MinC
7- Parada obrigatória: Belvedere
Espetáculo à parte, a subida da Serra florida fazia do Belvedere parada obrigatória de quem queria admirar a estrada e suas cores de cima.
Foto: Reprodução/Saudades do Rio
8- A Florilandia
Ambiente em que era sempre temporada de flores, a Florilandia, jardim de rosas que ficava no Carangola, era definitivamente um destaque local a qualquer época do ano.
Relembre: Florilandia: paraíso petropolitano
Foto: Reprodução/Petrópolis Sob Lentes
9. Dando boas-vindas ao calor na cidade, lago do Quitandinha já teve praia
Por mais surreal que possa parecer, o lago do Quitandinha já contou com uma praia artificial própria. Conta-se que, na época, foram trazidos para Petrópolis centenas de caminhões com areia de Copacabana para a execução da obra, que dava ainda mais charme e requinte à entrada do palácio.
Foto: Reprodução/ Livro Apostas Encerradas/Flavio Menna Barreto Neves
Se você teve o prazer de viver essa Petrópolis do passado, qual era o seu cenário favorito de primavera na cidade naquela época? Conta pra gente nos comentários =)
Veja também:
- 12 programas que fizeram parte da juventude petropolitana nos verões de antigamente
- Registros da infância: 20 locais que todo petropolitano amava ir quando era criança
- 8 programas que eram típicos entre casais nos anos 80 e 90 em Petrópolis
- 20 cartões-postais de Petrópolis para revisitar o passado da Cidade Imperial