Connect with us

Você sabia que houve uma época em que o concurso de Miss Brasil acontecia em Petrópolis?

História

Você sabia que houve uma época em que o concurso de Miss Brasil acontecia em Petrópolis?

Evento chegou a ser realizado nas glamourosas instalações do Palácio Quitandinha

*Matéria atualizada em 20 de outubro de 2023

Cidade de veraneio da família imperial, de governantes e cariocas, Petrópolis também foi cenário dos glamourosos concursos de Miss Brasil da década de 50. Naquela época, o elegante evento acontecia nas elegantes instalações do Palácio Quitandinha. Confira, abaixo, algumas curiosidades envolvendo a solenidade na Cidade Imperial:

1- Petrópolis sediou a 1ª edição do Miss Brasil da história

Ocorrida em 1949, a 1ª edição do Miss Brasil aconteceu em 12 de junho de 1949 no Quitandinha. Embora considerado não oficial – já que, na ocasião, o concurso não definiu a representante brasileira para o tradicional Miss Universo – o evento elegeu Jussara Marquez, de Goiás, como a mulher da alta classe brasileira para representar a beleza feminina do país na mídia nacional.

Foto: Reprodução/Internet

2- Maiô usado nos concursos de Miss Brasil e Universo era produzido em Petrópolis

Fundada em 1937 por iniciativa de um alemão, Adler, em Petrópolis, a Malharia Águia alçou voo nos anos 50 quando se fundiu à Catalina. Precursora na exportação de moda praia do Brasil para o mundo, a empresa obteve prestígio e reconhecimento no país afora por ter sido a responsável por vestir as concorrentes dos concursos de Miss Brasil e Miss Universo com elegantes modelos de maiô que, realmente, ditavam moda entre as mulheres.

Fotos: Reprodução/Internet. Na segunda imagem, desfila Martha Rocha

3- Oficialização do concurso também teve como sede Petrópolis

Conta-se que a oficialização do concurso de Miss Brasil aconteceu em 1954, quando um grupo de empresários cariocas, a empresa de maiôs Catalina e Diários Associados se uniram para realizá-lo. Naquele ano, a vencedora eleita no majestoso Palácio Quitandinha foi Martha Rocha. Segunda colocada no Miss Universo, ela foi homenageada pelo país, servindo de inspiração para marchinhas de Carnaval e até para o “Chevrolet Martha Rocha”.

Foto: Reprodução/Site Maxicar

4- Transmissões do Miss Brasil só perdiam para a Copa do Mundo

Nas décadas de 50 e 60, tamanha era a popularidade do concurso Miss Brasil graças à cobertura pela TV e imprensa escrita, que o evento se tornou o segundo mais assistido do país, ficando atrás apenas da Copa do Mundo. Conta-se, inclusive, que no Miss Brasil de 1957, a TV Brasil teria feito, no Quitandinha, a primeira transmissão do canal fora da sede da TV, que ficava no Rio de Janeiro.

5- Petrópolis foi também cenário para a vitória de Terezinha Morango

Miss Amazonas, Miss Brasil e Vice-Miss Universo em 1957, Terezinha Morango, mais tarde chamada de Terezinha Pittigliani, foi a primeira mulher a levar o título de Miss da região norte do país. Tida como uma das maiores celebridades do Brasil dos anos 50, ela chegou a competir no Miss Universo, nos Estados Unidos. Terezinha obteve o segundo lugar na disputa, ficando atrás da peruana Gladys Zender.

Foto: Reprodução/Site Memórias Cinematográficas

6- Vera Fischer usou maiô Catalina

Tida como um dos maiores momentos na história dos concursos Miss Brasil, a vitória de Vera Fischer, em 1969, continua a ser lembrada por brasileiros. Realizado no Maracanãzinho, o evento consagrou a representante do Estado de Santa Catarina. Como as demais concorrentes, ela também usou maiô da empresa Catalina e, a partir de sua vitória, passou a trilhar seu caminho na vida pública, se consagrando, anos mais tarde, como atriz.

Foto: Reprodução/Jornal Extra

E você? Chegou a acompanhar os anos dourados dos concursos de Miss Brasil e Miss Universo?

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir