Connect with us

Novo ensino médio: Firjan SENAI SESI Petrópolis implementa formação técnica na rede pública

Educação

Novo ensino médio: Firjan SENAI SESI Petrópolis implementa formação técnica na rede pública

Projeto, em parceria com o município, será implantado na Escola Municipal Liceu Prefeito Cordolino Ambrósio

A Firjan SENAI SESI Petrópolis oficializou parceria com a Prefeitura Municipal, com a assinatura de convênio para a implantação do Projeto Edutec. A iniciativa visa implementar o novo ensino médio, para a formação técnica e profissionalizante aos alunos da rede pública.

A Escola Municipal Liceu Prefeito Cordolino Ambrósio é a primeira instituição na cidade a adotar o modelo de aprendizagem, tendo 40 estudantes já inscritos para iniciar a dinâmica com o curso de informática.

Foto: Divulgação

A proposta é que as aulas sejam ofertadas no contraturno escolar – durante a tarde – garantindo período de estudo ampliado. O projeto, tem início previsto já no mês de outubro e com a medida, Petrópolis é a primeira cidade do Estado a adotar o modelo na rede municipal de ensino.

“Esse é o grande propósito, um desafio, que é trazer essa formação para os alunos da escola pública municipal. Com essa iniciativa, o município sai na frente e aplica o novo ensino médio, conforme a deliberado por lei. A proposta é agregar competências profissionais. Esses alunos vão se aprofundar nas competências profissionais para o futuro do trabalho”, destacou Alexandre Reis, diretor geral da Firjan SESI SENAI, reforçando que a proposta é seguir com esse modelo, abrindo mais oportunidades para os alunos da rede pública.

Novo modelo

O novo modelo de ensino médio, estabelece a aplicação de carga horária estendida, chegando a 3 mil horas aula, para os estudantes. Esse tempo dedicado ao estudo compreende as 1800 horas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e mais 1200 horas dedicadas ao itinerário formativo, que aprofundam conteúdos por área de conhecimento e ainda possibilitam a Formação Técnica e Profissionalizante.

Foto: Divulgação

Por meio do Edutec, nos primeiros meses de aula, até o fim do ano letivo de 2022, os alunos receberão capacitação para programação com plataforma utilizada para o desenvolvimento de softwares, sistemas e aplicativos. O laboratório FabLab, recentemente inaugurado na Firjan SENAI SESI Petrópolis, será usado para a qualificação dos alunos.O ambiente é destinado para a educação com inovação para prototipagem, voltado para criação de soluções destinadas à indústria e comunidade.

Formação técnica profissionalizante

Para o próximo ano, os estudantes seguirão no curso de informática, que terá duração de 18 meses. A previsão é de que a formação técnica profissionalizante ocorra juntamente com a conclusão dos estudos do ensino médio. A iniciativa conta ainda com a parceria do Serratec, que é o polo tecnológico da cidade e reúne empresas do setor de tecnologia. A proposta é possibilitar a qualificação de mão-de-obra para a atuação no mercado de trabalho e aproveitamento das empresas que atuam na cidade.

Durante a cerimônia de formalização da parceria entre Firjan e município, o prefeito Rubens Bomtempo destacou a relevância do projeto para a formação dos alunos.

“Acredito muito no que estamos fazendo hoje, produzindo realmente uma política pública que possa estar gerando cada vez mais oportunidades. A questão da tecnologia fala muito com a vocação do nosso município, vai muito ao encontro da necessidade de atender essa demanda. O SENAI é um parceiro que tem muita qualidade, é praticamente a certeza de excelência” destacou o prefeito Bomtempo, que participou da cerimônia de assinatura do convênio acompanhado do secretariado do governo.

Curso será ministrado no Bingen

O curso será ministrado na unidade da Firjan SENAI Petrópolis, localizada no Bingen e os alunos poderão contar com toda a estrutura de aprendizagem necessária. “Essa parceria segue a filosofia da Firjan, que entende que para haver uma melhoria no ensino profissional, os alunos precisam ser bem preparados na base. Esse é um grande avanço que vai fortalecer a qualificação dos nossos futuros profissionais”, destacou Valter Zanacoli, vice-presidente da Regional Serrana.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir