Connect with us

Em processo de restauração, Sala do Café, no Palácio Rio Negro é aberta para visitação do público

Cidade

Em processo de restauração, Sala do Café, no Palácio Rio Negro é aberta para visitação do público

Neste sábado (1), o Palácio Rio Negro volta a abrir suas portas das 10 às 17 horas

Fechado para visitação desde 2020, o Palácio Rio Negro abriu suas portas no último sábado (24) para que o público tivesse acesso ao restauro da Sala do Café. Minucioso, o trabalho tem sido conduzido desde agosto do ano passado e, como parte da programação da 16ª Primavera dos Museus, foi aberto para que o público o conferisse de perto. Ao todo, quase 300 pessoas estiveram presentes na instalação e, neste sábado (01), a ação volta a acontecer.

Relembre: Equipe de restauro resgata pintura original do século XIX em um dos salões do Palácio Rio Negro

Sujeito a uma série de descobertas, o restauro da Sala do Café tem revelado pinturas inéditas e em excelente estado de conservação do final do século XIX. Uma das restauradoras responsáveis pelo projeto, Luciana Lopes comenta a emoção vivida na última semana. “Contemplamos juntos o patrimônio cultural que nos foi herdado e que é de responsabilidade de todos. É uma relíquia guardada a décadas sob camadas e camadas de repinturas”, expressa.

Fotos: Carolina Freitas/Petrópolis Sob Lentes

Descrito por ela como um evento que lhes permitiu ser “abraçados” pelos elogios dos visitantes, a entrada do público ao ambiente de restauro é um convite a conhecer e apreciar o trabalho de resgate da memória do prédio e do contexto cultural em que as pinturas foram desenvolvidas. No domingo passado, cerca de 35 estudantes do Curso de Tecnologia em Conservação e Restauro da IFMG, Campus Ouro Preto, realizaram uma visita técnica ao local.

Foto: Divulgação

Neste sábado (1), o Palácio Rio Negro volta a abrir suas portas das 10 às 17 horas. Com direito a conversas sobre o trabalho e seus desafios, a visita também dá a alguns a oportunidade de se sentirem parte do processo a partir da remoção de camadas de tinta. Ainda segundo Luciana, após a conclusão da decapagem e consolidação de argamassa com perdas e lacunas será feita a reintegração cromática e desenvolvimento da leitura estética da sala.

Detalhes sobre o trabalho conduzido pela Imperial Cia. de Restauro podem ser obtidos pelo perfil @imperialciaderestauro. Além disso, no vídeo abaixo, produzido pelo projeto Petrópolis Sob Lentes, é possível dar uma espiadinha no que espera pelo público no sábado. Quem aí vai garantir a visita?

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir