Connect with us

Petropolitano cria personagem “Cientista Maluquinho” para ajudar crianças no aprendizado da ciência

Educação

Petropolitano cria personagem “Cientista Maluquinho” para ajudar crianças no aprendizado da ciência

Munido de jaleco e peruca, Igor Jaconi se transforma no “Cientista Maluquinho” e leva experimentos científicos para escolas da cidade

O petropolitano e estudante de física Igor Jaconi criou um personagem para levar ciência de forma lúdica e simples para crianças. Munido de jaleco e peruca, o discente se transforma no “Cientista Maluquinho”. Por meio de cartas, vídeos e experimentos científicos ele responde às dúvidas dos pequenos.

Foto: Divulgação

Tudo começou quando Flavia Medeiros, professora no espaço de Educação Infantil Recanto Arco-íris, recebeu a proposta de trabalhar com o projeto “Pequenos Cientistas” e idealizou atividades lúdicas para as turmas da educação infantil.

As crianças trabalharam com os quatro elementos e, cheias de dúvidas, enviavam perguntas para um misterioso cientista que as ajudaria. Durante algumas semanas, Igor foi respondendo elas por meio de cartas e e-mails, que eram lidos pelos professores em sala de aula.

Toda a dinâmica incitava ainda mais a curiosidade das crianças e aumentava a ânsia em conhecer o tal cientista. Em determinado momento, as crianças gravaram um vídeo com perguntas, e Igor decidiu gravar um vídeo com as respostas, aparecendo como o Cientista Maluquinho pela primeira vez.

“Foi muito legal, porque eles já estavam há meses ouvindo falar sobre o cientista maluquinho, mas nunca tinham me visto. Quando gravei o vídeo a Flávia falou que foi uma emoção muito grande, ficaram muito animados em me ver. E no final do vídeo prometi que iria visitar o colégio e fazer as experiências com eles”, comenta.

Visita à escola

A partir de um e-mail, Igor indicou diversos desafios que as crianças deveriam cumprir. Dentre eles, os alunos deveriam encontrar uma caixa misteriosa. No trajeto, elas foram surpreendidas por uma grande fumaça e, desse modo, surgiu o tão aguardado Cientista Maluquinho.

“As crianças ficaram eufóricas querendo conhecê-lo e assim cumpriram tudo que foi pedido. Foi um momento de muita animação e alegria”, relata Flavia.

Foto: Divulgação

Na primeira visita, Igor elaborou experimentos sobre o elemento terra. Com o passar das semanas, as crianças tiveram ainda mais dúvidas e elaboraram outras perguntas. O Cientista Maluquinho visitou a escola pela segunda vez, levando experimentos para mostrar a fotosíntese, filtros de água com terra e diferentes tipos de terra.

“Ver a euforia e o ânimo daquelas crianças pelo simples fato de ver um personagem, fazendo os experimentos, é muito gratificante. Dou aula de física para o Ensino Médio, e trabalhar com essas crianças é muito rico e divertido. Fazer essas atividades com o jardim de infância e fundamental é uma experiência única”, declara Igor.

Foto: Divulgação

Trabalho voluntário para escolas

A experiência com essas crianças foi tão gratificante para Igor, que logo depois ele decidiu oficializar o personagem e oferecer o trabalho voluntário para mais escolas. Quem tiver interesse em incluir as dinâmicas de pergunta e resposta, experimentos e visitações em escolas, pode entrar em contato pelas redes sociais @igorjaconi.

Foto: Divulgação

“É muito lindo ver a sede de conhecimento dessas crianças. Tem sido uma felicidade enorme fazer essa atividade e, por isso, pretendo oferecer para outros colégios. Visitá-los como o Cientista Maluquinho e levar a ciência de forma lúdica, totalmente voluntário. Acho isso fundamental, porque quando você leva a ciência e o conhecimento dessa forma animada e interativa, as crianças tendem a gostar e aprender ainda mais”, finaliza.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir