Projeto ‘Fale-me de Petrópolis’ receberá a mais jovem integrante da APL nesta quinta
Evento gratuito começará às 14h30, na biblioteca do Museu Imperial. Jornalista e escritora Carolina Freitas abordará o tema “Petrópolis sob as lentes de seu comércio: um passeio por fachadas, histórias e memórias”
Nesta quinta-feira (22), o projeto “Fale-me de Petrópolis” irá receber a mais jovem integrante da Academia Petropolitana de Letras (APL), a jornalista Carolina Freitas, para uma conversa na biblioteca do Museu Imperial.
Durante o evento, a jornalista e escritora conversará com os convidados sobre o tema “Petrópolis sob as lentes de seu comércio: um passeio por fachadas, histórias e memórias”, juntando seu projeto, o Petrópolis Sob Lentes, e a experiência com seu livro “Petrópolis: o comércio de ontem, a saudade de hoje”.
Foto: Henry Kappaun
“Minha intenção é abordar meu projeto e a maneira como utilizo as ferramentas digitais para estimular novos olhares sobre a memória e a história do município. Outro tema que exercerá enorme importância no encontro será o comércio tradicional local – assunto que rege muitas das minhas pesquisas e que é tema do meu livro de estreia – e a forma como ele se relaciona com as lembranças dos petropolitanos”, comenta.
Retomada após a pandemia
A participação de Carolina no projeto já estava programada para acontecer desde antes da pandemia, mas devido ao isolamento social, o Fale-me foi interrompido. A edição desta quinta marca a retomada do projeto depois desse período de pausa.
“Iremos relembrar diversas casas comerciais de sucesso no município, os personagens e memórias que a constituíram. O evento é aberto ao público e, por isso, são muito bem-vindos todos os petropolitanos que apreciam a memória da cidade e que desejam participar de uma agradável tarde de trocas, emoções e reencontros. Não é necessário se inscrever para participar”, explica.
Foto: Divulgação
Fale-me de Petrópolis
O projeto Fale-me de Petrópolis teve início em 2016 e, a título de curiosidade, leva esse nome porque, quando D. Pedro II estava em exílio, ele costumava encerrar as suas correspondências a amigos com a frase “fale-me de Petrópolis”.
Desta vez, ele será realizado dentro da programação da 16ª Primavera dos Museus, que este ano tem como tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias”, o que inclui novos olhares sobre fatos históricos.
Sobre a palestrante
Aos 24 anos, Carolina é a mais jovem eleita para a APL e tem no currículo a publicação do livro “Petrópolis: o comércio de ontem, a saudade de hoje”, lançado em 2020. A profissional também é criadora da página @petrópolisoblentes.
Pra anotar aí:
Fale-me de Petrópolis
Quando: 22 de setembro, às 14h30
Onde: Biblioteca do Museu Imperial
Entrada: Gratuita. Não é necessário realizar inscrição