Connect with us

Com ajuda da população, Projeto do Morro oferece cursos gratuitos no Vicenzo Rivetti e na Paulo Barbosa

Petrópolis do bem

Com ajuda da população, Projeto do Morro oferece cursos gratuitos no Vicenzo Rivetti e na Paulo Barbosa

Nas chuvas de fevereiro, a sede de quatro andares da instituição foi destruída no Morro da Oficina. Nova sede, no Vicenzo Rivetti, passa por reformas e tem inauguração prevista para daqui a um mês

Após ter a sede destruída pelas chuvas de fevereiro no Morro da Oficina, o Projeto do Morro, que já capacitou gratuitamente mais de 8 mil pessoas desde 2009, vem se reconstruindo e voltando a atuar com a ajuda comunitária.

Um espaço no Vicenzo Rivetti foi adquirido e passa por reformas para se tornar a nova sede do projeto. Bruno Gonçalves, criador e diretor do Projeto do Morro, conta que a ideia inicial é transformar o local em um salão adaptável para todas as atividades até começarem as obras nas laterais e atrás do prédio.

Planta do novo espaço do Projeto do Morro / Foto: Divulgação

Atualmente, no Vicenzo Rivetti, são oferecidos cursos de babeiro, cuidador de idoso, montagem e desmontagem de som e DJ, além de aulas de música como cavaquinho, flauta, canto e percussão.

“Apesar de o espaço estar em reforma, as atividades estão acontecendo porque os moradores estão cedendo suas garagens, casas e varandas para realizarmos as aulas. Nos movimentamos pra lá e pra cá, e fico muito emocionado, porque a comunidade está abraçando demais o projeto”, declara Bruno.

Fotos: Divulgação

Volta após a tragédia

Além da nova sede, o Projeto do Morro ocupa uma parte do Instituto Mix, na Paulo Barbosa, cedida pela instituição. Lá, o projeto retomou as atividades um mês após a tragédia e, até hoje, oferece alguns cursos profissionalizantes como cabeleireiro, manicure, depilação, marketing digital, gestão de pessoas, gastronomia, trancista, entre outros. As atividades esportivas ainda não voltaram por falta de espaço.

Fotos: Divulgação

Inauguração da nova sede

A inauguração do novo salão no Vicenzo Rivetti está prevista para acontecer daqui a um mês. Bruno conta que fará uma grande festa para toda a comunidade e os apoiadores da iniciativa, além de incluir alguns cursos inéditos para o projeto.

Ele ressalta que todas as aulas são realizadas de forma voluntária por profissionais que ministram os cursos gratuitamente. Podem se inscrever pessoas de todas as idades, crianças, adolescentes, adultos ou idosos, por meio do Whatsapp (24) 98833-5161

Fotos: Divulgação

“O Projeto do Morro sobrevive por meio de doações. Ninguém é remunerado, nem eu, diretor do projeto, e nenhum professor. Tudo que entra é investido no projeto. Essa reconstrução toda está acontecendo graças as pessoas que estão nos ajudando e, em breve, prestaremos contas de tudo”, afirma.

Doação de equipamentos

Essas doações são importantes tanto para a reforma e manutenção do projeto, quanto para os próprios alunos. O diretor do projeto explica que muitos deles não têm os equipamentos necessários para exercerem o que é aprendido nas aulas.

“No curso de barbeiro, por exemplo, três alunos não têm nenhum maquinário. Na escolinha de futebol, a maioria das crianças não tem condições de comprar chuteiras e outros equipamentos. Precisamos também de shorts, camisas, meias, bolas e tudo que for relacionado”, aponta.

Outra área que sofre com a falta de equipamentos é a musical. Bruno relata que não atendem a mais crianças por não ter os instrumentos necessários. O projeto aceita doação de qualquer instrumento musical.

Foto: Divulgação

Ajuda de instituições

Além da ajuda comunitária, a reconstrução do Projeto do Morro também está acontecendo graças à ajuda de algumas empresas e instituições.

“Toda a reforma está sendo uma iniciativa do Movimento Caminho da Graça, do pastor Caio Fábio. O grupo Rotary doou todo o material para o primeiro andar, da fundação à laje e a Na Certa doou toda a parte de pisos. A reforma também está sendo acompanhada voluntariamente pelos engenheiros Alessandro Kappler e Victor Reis e pelo arquiteto Cristiano Azevedo. Temos muita gratidão à todos eles”

Bruno nos escombros do Morro da Oficina / Foto: Arquivo Pessoal

Doações financeiras e de equipamentos

Segundo Bruno, o projeto ainda tem dinheiro para pagar parte da mão de obra da reforma, porém, o montante não será suficiente para todo o primeiro andar.

“Então é importante que as pessoas continuem nos apoiando, porque ainda vamos precisar muito da população. Quem não quiser doar financeiramente, pode doar materiais que estamos precisando também”.

As doações financeiras podem ser feitas através do PIX CNPJ 25.092.829/0001-92 da Associação Projeto do Morro.

Mais informações podem ser obtidas pelas redes sociais do projeto, na página do Facebook (Projeto do Morro) e no perfil do Instagram (@projetodomorro).

Foto: Divulgação

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir