Connect with us

Trilha para pessoas com deficiência em Petrópolis recebe quase 100 pessoas

Petrópolis do bem

Trilha para pessoas com deficiência em Petrópolis recebe quase 100 pessoas

Iniciativa do projeto INcluir Petrópolis, o “Trilhando com Eles” é destacado pelos participantes como um evento gratificante e acolhedor

No dia 7 de setembro, o projeto INcluir Petrópolis realizou uma trilha para pessoas com deficiência (PcDs) no Parque Municipal Padre Quinha. O evento, intitulado “Trilhando com Eles”, levou cerca de 100 pessoas até o local.

Alessandra Caline, uma das organizadoras da iniciativa, conta que foram arrecadados 100kg de alimentos doados e 60 litros de óleo de cozinha usado, que serão redirecionados para uma recicladora da Secretaria do Meio Ambiente.

“Além da trilha, tivemos capoeira e terapias ocupacionais no evento. Todos os participantes ganharam medalhas de participação, não em prol de competição, mas do acolhimento”, acrescenta.

Foto: Arquivo Pessoal

Evento acolhedor

Alessandra Duprez foi uma das pessoas com deficiência que participaram da trilha. Ela define o evento como uma profusão de sentimentos e a prova de que falar sobre PcDs não precisa ser triste e sofrido.

“Cada um ali presente dava um pouco de si pelo próximo e recebia um pouco dele. Difícil dizer quem ajudava e quem estava sendo ajudado. Todos estavam nas duas posições. Fomos olhados com os olhos do coração e da alma. Sinto que todos os presentes, PCDs ou não, saíram de lá um pouco mais leves, felizes e gratos por suas vidas.

De capacete, Alessandra. Foto: Arquivo Pessoal

Para Silene Gomes, o evento foi gratificante e marcante, em especial para seu filho, Dudu, que é uma pessoa com deficiência. “Todos aprendemos muito, cada PcD presente veio com uma história linda. Foi tudo perfeito, cheio de amor e empatia. Gratidão é uma palavra linda, mas não define o carinho e agradecimento de ter participado. Diagnóstico não é e nunca será destino, não se limite”, destaca.

De capacete, Dudu, filho da Silene. Foto: Arquivo Pessoal

A nadadora paralímpica Jessica Oliveira também se sente grata e renovada com a ação do projeto. “Ver e sentir de perto tudo isso é motivo de esperança e confirmação de que estamos no caminho certo para reconstruir um mundo mais inclusivo”, finaliza.

Chen Li Cheng, marido de Alessandra, e a nadadora paralímpica Jessica Oliveira. Foto: Arquivo Pessoal

A próxima edição do evento ainda não tem data marcada, porém, o INcluir Petrópolis tem grandes planos para o futuro. Assim como na Bauernfest, onde o projeto disponibilizou um veículo adaptado para transportar pessoas com deficiência, o mesmo está previsto para acontecer no Natal Imperial. O INcluir Petrópolis pode ser encontrado nas redes sociais @incluirpetropolis

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir