Connect with us

Neste Dia dos Pais, conheça a história de pais e filhos que dançam juntos na Bauernfest

Cidade

Neste Dia dos Pais, conheça a história de pais e filhos que dançam juntos na Bauernfest

Famílias que dividem experiências nos palcos e fora deles

Primeira e, talvez, última vez em que o Dia dos Pais será comemorado em plena Bauernfest, este fim de semana promete grandes emoções. Retorno da festa após um longo período de hiato, o evento será palco para pais e filhos que elegeram a Baurnfest como palco para a perpetuação de alguns de seus momentos favoritos. Na Festa do Colono Alemão, eles dançam e, juntos, celebram suas raízes, passado, presente e futuro.

Adriano Lischt tem 46 anos e, há 27 deles, integra o cenário do evento. Convidado por um amigo a integrar os grupos folclóricos, o petropolitano se viu em um caminho sem volta. Nesse contexto ele conheceu sua esposa e também dançarina Adriana e, após o nascimento da filha Anna Catharina, foi questão de tempo até esperar que ela tivesse idade suficiente para dividir a paixão dos pais pelo palco da Bauernfest.

Foto: Arquivo pessoal/Adriano Lischt

Família que preserva as tradições germânicas na festa e fora dela, Adriano, que é membro do grupo Blumenberg Volkstanz, aponta a celebração como uma extensão dos valores mantidos por descendentes dos primeiros colonos. No no que diz respeito à dança, a alegria em se sentir parte de algo que só a união entre pessoas com um mesmo propósito é capaz de proporcionar se revela o principal combustível para mantê-los com energia após dois anos de pandemia.

Foto: Arquivo pessoal/Adriano Lischt

“Já dançamos, inclusive, com membros da minha esposa que também dançam e é sempre uma sensação de união quando dançamos os três no mesmo dia e no mesmo palco. Nesse domingo vamos dançar juntos novamente”. Certo de que contribuir com a festa representa a manutenção da tradição alemã no Brasil, Adriano se revela animado para “o grande espetáculo” que os espera neste Dia dos Pais.

Foto: Arquivo pessoal/Adriano Lischt

Também pai e dançarino do Blumenberg é Alexandre Carvalho Bonifácio, de 54 anos. Ele fala sobre o envolvimento de longa data com a Festa do Colono Alemão. Desde 2007 parte das apresentações do evento, Alexandre, sua esposa e três filhos já dividiram o palco e as emoções vividas no evento. Hoje, quem o acompanha na companhia da esposa Leila é o caçula Victor Arthur.

Foto: Arquivo pessoal/Alexandre Carvalho Bonifácio

Descrito como um ambiente de integração e celebração, a Bauernfest, para ele, é a ferramenta que possibilita perpetuar as histórias dos que vieram antes ao mesmo tempo em que novos capítulos da narrativa são escritos pelos descendentes dos colonos. “Manter viva a memória dos primeiros colonos é fundamental porque faz parte da nossa história e das nossas raízes. Conhecer as suas raízes fortalece o seu presente”, pontua.

Também na expectativa para se apresentar ao lado da esposa e do filho neste domingo, Alexandre descreve a dança folclórica como fonte de diversão, entretenimento e conexão. Após tanto tempo afastados do público, não há dúvidas de que, neste domingo, as apresentações vão se revelar verdadeiras celebrações da vida, do reencontro e da alegria que reside em dividir experiências e emoções em família – a de sangue e a formada nos grupos.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir