Connect with us

#ConscientizaPetrópolis: Médico de Petrópolis dá dicas de como se proteger das doenças respiratórias no inverno

Saúde

#ConscientizaPetrópolis: Médico de Petrópolis dá dicas de como se proteger das doenças respiratórias no inverno

Entre as doenças mais comuns nessa época do ano estão a rinite e sinusite, além dos resfriados e gripes

O médico alergista e coordenador do curso de pós-graduação em Alergia e Imunologia Clínica da UNIFASE/FMP, José Luiz de Magalhães Rios deu uma série de dicas sobre como se proteger das doenças respiratórias no inverno.

Foto: Divulgação UNIFASE

Entre as doenças mais comuns nessa época do ano, ele cita a rinite e sinusite, além dos resfriados e gripes. Segundo o especialista, todas podem se desenvolver por diversos motivos, como as pessoas não se agasalharem como devem nessa época.

Além disso, ele explica que as pessoas que têm alergia já têm tendência a ter um nariz mais reativo, então tem mais sintoma. “É uma pessoa que fabrica mais secreção, entope mais e tem essas secreções retidas, fazendo sinusite com mais facilidade”, comenta.

Entre as formas de evitar o desenvolvimento dessas doenças ele aconselha que as pessoas se agasalhem mais, abram a casa durante o dia, lavem casacos e cobertores que estão guardados, pois, segundo o médico, eles acumulam poeira, ácaros e mofos e pioram quadros alérgicos, e evitem pegar chuva.

José Luiz também chama a importância para a necessidade de abrir a casa durante o dia para arejá-la e deixar o sol  entrar porque ele mata os ácaros e mofo. À tarde já deve-se fechar a casa por conta da queda da temperatura.

O especialista reforça ainda que neste momento é preciso evitar aglomerações porque muita gente está gripada e os casos de covid-19 voltando. Ele também sugere o uso de máscaras em lugares que tiver muita gente.

“Com esses cuidados, a pessoa acaba tendo menos crise alérgica, menos chance de resfriar, menos sintomas respiratórios, menos gripes e sinusites. Além disso, é preciso prestar atenção em uma alimentação saudável com frutas e verduras, horas de sono suficiente e vitamina c como complemento”, ressalta.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir