Connect with us

Dia do Teste do Pezinho: especialista do Hospital Santa Teresa fala da importância da triagem neonatal

Saúde

Dia do Teste do Pezinho: especialista do Hospital Santa Teresa fala da importância da triagem neonatal

O exame é um conjunto de ações preventivas responsável por identificar precocemente bebês com doenças metabólicas, genéticas, enzimáticas e endocrinológicas, para que estes possam ser tratados em tempo oportuno, evitando as sequelas e até mesmo a morte

No mês em que é celebrado o Dia Nacional do Teste do Pezinho (6/6), exame laboratorial que detecta precocemente doenças em recém-nascidos, especialista do Hospital Santa Teresa, de Petrópolis, fala sobre a importância da realização desse exame e da expansão do número de doenças rastreadas por ele.

Foto: Divulgação

Como é feito o teste do pezinho

A triagem neonatal a partir da matriz biológica, ou “teste do pezinho”, é um conjunto de ações preventivas responsável por identificar precocemente bebês com doenças metabólicas, genéticas, enzimáticas e endocrinológicas, para que estes possam ser tratados em tempo oportuno, evitando as sequelas e até mesmo a morte.

Além disso, propõe o gerenciamento dos casos que tiveram alteração no exame por meio de monitoramento e acompanhamento da criança durante o processo de tratamento.

A coleta do sangue do teste do pezinho é feita rapidamente com um único furinho no calcanhar do bebê. O ideal é que o teste seja feito entre o 3º e o 5º dia de vida.

“Durante a internação na nossa maternidade, a mãe e os familiares recebem todas as orientações necessárias relacionadas ao parto, nascimento e aos cuidados após a alta. Os testes de triagem neonatal são iniciados no pré-natal, estimulando e orientando a importância da realização deles, explica o Dr. Flávio Figueirinha, pediatra do Hospital Santa Teresa.

Doenças rastreadas pelo teste

As principais doenças rastreadas neste teste são Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Doença Falciforme e outras hemoglobinopatias, Fibrose Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência de Biotinidase.

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 14 milhões de brasileiros sofrem de doenças raras e 75% dos casos manifestam-se na infância, o que reforça a importância do rastreamento precoce e início rápido do tratamento adequado.

“O diagnóstico precoce permite que um tratamento seja iniciado nas primeiras semanas de vida do bebê, evitando condições que poderão causar alterações no desenvolvimento neuropsicomotor do bebê”, comenta o especialista.

Benefícios do teste do pezinho

No geral, o teste do pezinho e seus benefícios são amplamente conhecidos e, em maio do ano passado, foi sancionada a Lei nº 14.154 que ampliou de seis para aproximadamente 50 diagnósticos possíveis de doenças e condições congênitas através do exame oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Com a nova lei, o teste passará a abranger 14 grupos de doenças. Essa ampliação será feita ao longo de cinco etapas, baseadas em evidências científicas e considerando os benefícios do rastreamento, diagnóstico e tratamento.

“Apesar dos inúmeros avanços em relação à conscientização da importância do teste do pezinho, campanhas que abordem o tema ainda são muito necessárias, tanto para a população em geral quanto para os profissionais de saúde. Essa conscientização favorece a detecção e a intervenção precoces das doenças diagnosticadas pelo teste do pezinho que, identificadas logo no início da vida, podem fazer a diferença nos índices de mortalidade infantil e no desenvolvimento saudável da criança”, conclui o médico.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir