Connect with us

Projeto da UNIFASE Petrópolis oferece atendimento odontológico às vítimas de acidentes

Saúde

Projeto da UNIFASE Petrópolis oferece atendimento odontológico às vítimas de acidentes

A preços populares, ‘Trauma Dental’ já atendeu mais de 3 mil pessoas

Desde 2019, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) desenvolveu o Projeto Trauma Dental, no Ambulatório Escola, em Cascatinha. O objetivo é resgatar a estética e a alegria das pessoas que tiveram um trauma dental, oferecendo um tratamento que permita a restauração total dos dentes. Idealizado pelo professor e Dr. Ernani Abad, o projeto já beneficiou mais de 3 mil pessoas no estado do Rio de Janeiro. 

Foto: divulgação

Como funciona

O Projeto Trauma Dental é desenvolvido pelos alunos e professores do curso de Odontologia da UNIFASE. Os procedimentos, a preços populares, são realizados nos consultórios do Ambulatório Escola.

Os atendimentos ocorrem às terças-feiras, no período da tarde, mas professores da equipe ficam disponíveis ao longo da semana para realizarem o primeiro atendimento e encaminham o paciente ao projeto. A maior demanda é de pessoas que sofrem acidentes de bicicleta e de moto.

Foto: divulgação

“É altamente gratificante para mim, porque devolvemos sorrisos. Quando as pessoas ficam sem os dentes, elas naturalmente deixam de sorrir. Para os alunos da faculdade essa é uma oportunidade muito interessante de aprendizado, pois todo dentista um dia no consultório vai precisar atender um caso de trauma dental”, diz Ernani Abad.

Pacientes

A iniciativa atende pacientes desde o público infantil até adultos. Qualquer pessoa que sofra um traumatismo dentário ou que tenha uma lesão relacionada à boca e aos elementos dentários, pode procurar o atendimento.

O professor Abad explica que, caso o dente seja encontrado após um acidente, é possível realizar os procedimentos. O médico frisa, ainda, que os primeiros socorros são essenciais para a ação. Ou seja, quanto mais rápido for o atendimento, as ações de restauração irão funcionar com mais eficácia.

“Caso a pessoa consiga segurar o dente quietinho na boca e ir rápido para o atendimento, é o melhor cenário. Ali, fica mais fácil recolocar o dente em seu lugar de origem. Se não der pra manter o dente na boca, a recomendação é de que coloque em um pote com leite gelado”, explica.

Tratamento

O tratamento é a longo prazo, pois, dependendo do trauma sofrido, só é possível dar alta no prazo de um a cinco anos desde o acidente.

Integração entre os alunos da UNIFASE

Antes de receberem os pacientes nos consultórios do Ambulatório Escola, os alunos participam de aulas teóricas para adquirirem embasamento sobre os procedimentos de traumatismo dental. Os acadêmicos precisam estar cursando a fase clínica para atingirem o nível de ensino exigido para atender esses casos específicos, o que ocorre a partir do sexto período.

Foto: divulgação

“É muito importante que desde a graduação os estudantes tenham uma visão mais ampla do que abrange a profissão e as consequências de qualquer intervenção para saberem agir de acordo com o que se torna necessário a cada caso. Eu digo que é Trauma Multidisciplinar, porque envolve várias especialidades dentro da Odontologia e traz um resultado fabuloso”, finaliza o Dr. Ernani Abad.

Mais informações sobre o atendimento do Projeto Trauma Dental, no Ambulatório Escola, podem ser obtidas no telefone: (24) 2235-2224. 

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir