Connect with us

Período mais crítico da dengue já passou, afirma médico da UNIFASE Petrópolis

Saúde

Período mais crítico da dengue já passou, afirma médico da UNIFASE Petrópolis

Casos da doença diminuíram nas últimas semanas no município

De acordo com o painel de monitoramento de arboviroses, do Ministério da Saúde, os casos de dengue em Petrópolis diminuíram nas últimas semanas. Neste ano, foram notificados 3.066 casos prováveis da doença, sendo 324 em janeiro, 1.726 em fevereiro e 999 em março. Nas duas primeiras semanas de abril, foram apenas 17 registros.

Foto: Divulgação

“Já saímos do período mais crítico da doença, que foi até o final de março. Agora vamos observando esta diminuição. Neste momento, não há risco para o aumento de novos casos”, afirma Luis Arnaldo Magdalena, infectologista e professor da UNIFASE/FMP.

Prevenção

O especialista explica que o período em que ocorre a maior proliferação do aedes aegypti e, consequentemente, da dengue, são os meses chuvosos e com temperaturas mais elevadas.

“Portanto, nos próximos meses, como há redução das temperaturas e do volume das chuvas, isso dificulta a disseminação e, naturalmente temos essa diminuição de casos”, complementa.

Luis alerta, porém, que é sempre necessário manter sob controle a reprodução do vetor, que é o mosquito aedes aegepyti, evitando água parada e cuidando de casa.

Foto: reprodução

Sintomas

De acordo com o médico, os principais sintomas da dengue são a febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor atrás dos olhos.

“Quando o paciente apresentar dor na barriga, vômitos e qualquer tipo de sangramento, isso pode significar o agravamento da doença e ele deverá ser atendido prontamente por um profissional de saúde”.

Vacina

Em relação a vacina, o professor da UNIFASE ressaltou que não há previsão para a chegada em Petrópolis, já que o Ministério da Saúde priorizou os municípios onde há o maior número de casos.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir