Connect with us

Semana Nacional dos Museus: 6 museus que vão ter entrada gratuita em Petrópolis

Cultura

Semana Nacional dos Museus: 6 museus que vão ter entrada gratuita em Petrópolis

O Dia Internacional dos Museus será celebrada nesta quarta-feira (18) com gratuidade em algumas instituições da cidade; confira

Em comemoração à Semana Nacional dos Museus, alguns Museus de Petrópolis terão entrada gratuita do dia 17 ao dia 22 de maio. Além do Museu Imperial, que terá palestras e oficinas especiais, outros atrativos turísticos também estarão abertos gratuitamente para o público nesta semana.

Fotos: Instagram @eudavidchristian e @clari_santts

Confira a lista completa de museus com entrada gratuita em Petrópolis nesta semana.

1. Museu Imperial

Antiga residência da família real, o Museu Imperial de Petrópolis conta com um acervo incrível de obras, além da beleza de sua arquitetura e de seus jardins.

Fotos Instagram @ana_honorata – @marl.san

Endereço: Rua da Imperatriz, 220-Centro; Entrada gratuita no dia 18, das 8h às 18h.

2. Casa de Santos Dumont

A casa que recebeu o nome de “Encantada” foi a residência de verão do Pai da Aviação: Santos Dumont. Hoje ela é um museu com objetos, livros, cartas e mobiliário que pertenceram ao inventor. Os destaques são o chuveiro e as escadas que só podem ser subidas começando com o pé direito.

Fotos: Serra Drone e  Bruno Ferreira

Endereço: R. do Encanto, 22 – Centro; Entrada gratuita no dia 18, das 10h as 17h.

3. Casa do Colono

Construída em 1847, a casa ainda possui as características de habitação da antiga Simern (cidade da Alemanha que inspirou a denominação do bairro Siméria, em Petrópolis). As paredes de pau-a-pique e teto de zinco retratam o modo simples de vida dos primeiros colonos. O acervo possui utensílios de uso doméstico e de trabalho na lavoura, além de fotografias, quadros e objetos de uso pessoal.

Foto: Arquivo Sou Petrópolis

Endereço: R. Cristovão Colombo, 1034 – Castelânea; Entrada gratuita do dia 17 ao dia 22, das 9h às 14h.

4. Casa de Stefan Zweig

A casa onde viveu o escritor Stefan Zweig se tornou um memorial aos artistas estrangeiros que fizeram obras no Brasil.

Fotos: Instagram @quit_torrez

Endereço: R. Gonçalves Dias, 34 – Valparaíso; Entrada gratuita entre os dias 20 e 22 de maio, das 10h às 17h.

5. Casa de Petrópolis Instituto de Cultura

A Casa de Petrópolis Instituto de Cultura é um espaço voltado para atividades históricas, artísticas e culturais. O imóvel, que chama a atenção pela sua fachada assimétrica, foi construído entre 1879 e 1884.

Foto:@girodacarioca

Endereço: Av. Ipiranga, 716 – Centro; Entrada gratuita mediante a apresentação de comprovante de residência, das 10h às 16h.

6. Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro/Casa de Cultura Cocco Barçante

Fundado pelo artista plástico Cocco Barçante, o espaço, localizado na Rua Coronel Veiga, número 1734, abriga cerca de 300 itens e, ao longo de 5 anos, já recebeu ao menos 10 mil visitantes. Considerado o primeiro Museu de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro e o segundo do Brasil, o espaço conta com diferentes ambientes em que a arte é produzida a partir do reaproveitamento de materiais e ideias.

Fotos: Bruno Ferreira Soares

Endereço: R. Cel. Veiga, 1734 – Cel. Veiga; Entrada gratuita nos dias 21 e 22, das 11 as 17h.

Bônus:

Apesar de não ter entrada gratuita, o Museu de Porcelana vai oferecer meia-entrada para todos os visitantes nesta quarta-feira (18).

7. Museu da Porcelana

Tido como o primeiro museu do Brasil e das Américas dedicado a animais de porcelana, o Museu de Porcelana de Petrópolis reúne um acervo com cerca de 1300 animais feitos em porcelana europeia e pintados à mão. O espaço foi aberto em 2018 e é o ponto turístico mais bem avaliado da cidade no site Trip Advisor. Suas peças são de origem alemã, italiana, dinamarquesa e francesa.

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

Com o preço normal de R$ 30, o Museu de Porcelana oferecerá meia-entrada para todos os visitantes nesta quarta-feira (18).

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir