Connect with us

Há um mês internada no INCA, petropolitana Pietra, de 6 anos, precisa de doações de sangue e plaquetas

Cidade

Há um mês internada no INCA, petropolitana Pietra, de 6 anos, precisa de doações de sangue e plaquetas

Caravana gratuita levará doadores de Petrópolis ao Rio no próximo sábado (21)

Ela já é conhecida e querida pelos petropolitanos e, mais uma vez, conta com a ajuda da população. Submetida a um implante de medula em dezembro passado, Pietra Ayumi, de 6 anos de idade, foi internada no INCA há cerca de um mês devido a um quadro de ascite (barriga d’água). Ela passou por uma cirurgia para drenar a água acumulada e, agora, precisa de doações de sangue e, sobretudo, plaquetas. No próximo sábado (21), uma caravana gratuita irá sair de Corrêas com destino ao Rio para facilitar a locomoção dos doadores petropolitanos.

Foto: Divulgação

Nascida com microcefalia e diagnosticada com hipoplasia medular – doença autoimune causada pela queda na contagem das células sanguíneas – Pietra aguardou por cerca de dois anos por um transplante de medula. Devido à falta de doadores e à instabilidade da doença, a família optou pela medula do irmão da petropolitana. O procedimento foi realizado em dezembro passado com algumas complicações pós cirurgia e, em 6 de abril, Pietra precisou voltar a ser internada devido a um quadro de ascite (barriga d’água) provocado pela radio e quimioterapia.

Segundo a mãe, Tatiana de Brito Almeida Rodrigues, além da ascite Pietra apresentou sangramento nas fezes e lesões no estômago. “Foi feita uma endoscopia e a cauterização de algumas dessas lesões. Ela fará uma outra endoscopia para cauterizar o restante e também um procedimento chamado câmera hiperbárica que ajudará na cicatrização dessas feridas. Na semana passada ela teve uma piora em relação à ascite que comprometeu o fígado e os rins e, por isso, foi necessário realizar uma cirurgia para colocar um cateter no fígado e drenar essa água”, aponta.

Foto: Divulgação

No próximo sábado (21), uma caravana gratuita sairá de Petrópolis às 06h30 do Colégio Padre Correa, na Rua Álvares de Azevedo Correa, em Correas, com destino ao INCA da Praça Vermelha. Aqueles interessados em fazer parte da ação deverão informar seus nomes até a quinta-feira pelo WhatsApp (24) 98843-6676 – Anderson. No caso de doação de plaquetas, cujo estoque atual é crítico, é necessário realizar o agendamento prévio pelos telefones (21) 3207-1021 e (21) 3207-1580. As doações devem ser feitas em nome de Pietra Ayumi de Brito Almeida Rodrigues.

O Banco de Sangue do INCA fica na Pr. da Cruz Vermelha, 23 – Centro e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30. Aos sábados o horário de atendimento é das 8h às 12h.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir