Connect with us

Família pede doações de plaquetas para petropolitana de 5 anos que teve complicações pós-transplante de medula

Petrópolis do bem

Família pede doações de plaquetas para petropolitana de 5 anos que teve complicações pós-transplante de medula

Doações precisam ser feitas no Banco de Sangue do Instituto Nacional de Câncer (INCA) no nome de Pietra Ayumi de Brito Almeida Rodrigues

Quem vê a idade da pequena Pietra não imagina o tamanho dos desafios que ela já precisou encarar.

Aos 5 anos e tendo nascido com microcefalia, ela foi diagnosticada com hipoplasia medular em janeiro de 2020, doença autoimune causada pela queda na contagem das células sanguíneas, e desde então trava uma batalha contra o relógio.

Foto Arquivo Pessoal Tatiana de Brito Almeida Campos

Há quase 2 anos aguardando um transplante de medula óssea, no dia 1º de dezembro veio um sopro de esperança com a doação por parte do irmão, de 9 anos.

Foto Arquivo Pessoal Tatiana de Brito Almeida Campos

Mas após o procedimento, o organismo de Pietra começou a rejeitar a medula nova e, agora, com o corpo frágil por conta da quimio e da radioterapia, ela apresentou um quadro de pneumonia.

A mãe dela, Tatiana, pede, urgentemente, doação de plaquetas a quem puder ajudar. 

Foto Arquivo Pessoal Tatiana de Brito Almeida Campos

O quadro de pneumonia da Pietra piorou e ela está com água no pulmão. Hoje (12) pela manhã ela precisou ir para o CTI porque a saturação dela está muito baixa. Os vômitos estão com sangue e devido a isso ela precisa receber duas bolsas de plaquetas por dia para ajudar a melhorar esse sangramento”, explica a mãe de Pietra, fazendo um apelo à população. 

Com estoque abaixo do esperado nessa época do ano, o Banco de Sangue do Instituto Nacional de Câncer (INCA) precisa, com urgência, de doadores de plaquetas.

Para quem puder ajudar a pequena Pietra, é preciso que a pessoa tenha doado sangue há mais de 30 dias e no máximo há 6 meses. 

Quem pode doar plaquetas para ajudar a Pietra?

Interessados em ajudar Pietra também podem contactar a família através do telefone WhatsApp (24) 98819-3241 e acompanhar o “diário pré e pós transplante de medula óssea” de Pietra através do Instagram @todospelapietra.

Veja também: SOS Serra fará ação neste fim de semana para arrecadar cestas básicas que serão doadas

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir