Connect with us

Com mais de 170 guias credenciados pelo Cadastur, Petrópolis volta a receber cerca de 40% da demanda anterior às chuvas

Cidade

Com mais de 170 guias credenciados pelo Cadastur, Petrópolis volta a receber cerca de 40% da demanda anterior às chuvas

Guias de turismo da cidade celebram a resistência após dois anos de pandemia e duas grandes tragédias

Data em que é celebrado o Guia de Turismo, esta é a 1ª vez em que o dia 10 de maio é comemorado pela classe após as flexibilizações da pandemia. Em Petrópolis, a celebração é ainda mais especial porque representa o reaquecimento do setor após as tragédias de fevereiro e março. Hoje com mais de 170 guias credenciados pelo Cadastur do Ministério do Turismo, estima-se que a cidade já tenha retomado cerca de 40% da demanda anterior às chuvas.

Foto: Divulgação

O cálculo é feito por Raquel Neves, guia de turismo e presidente da Associação dos Guias de Turismo de Petrópolis, da qual fazem parte 40 profissionais. Segundo Raquel, a busca pela visitação na cidade tem sido gradualmente retomada. “Esses dias recebi um grupo de Teresina, no Piauí, e no último fim de semana trabalhei com um grupo da Baixada Fluminense. Estamos trabalhando na recuperação e, devagarzinho, os grupos têm retornado”.

Com uma perspectiva bastante otimista para o setor, Raquel explica que, no momento, alguns fatores motivam a vinda dos visitantes, sendo um deles a preocupação em ajudar a cidade a se reerguer. “Os turistas dizem que têm vindo porque acham a cidade linda, porque amam Petrópolis, gostam de comprar na Rua Teresa, visitar os atrativos que a cidade oferece e isso tem sido revigorante. A gente vê o carinho que as pessoas têm por Petrópolis”.

Certos de que dias melhores virão, os guias de turismo de Petrópolis celebram a resistência após dois anos de pandemia e duas grandes tragédias. Com a retomada crescente das atividades após o período de chuvas na cidade, os mais de 170 profissionais credenciados pelo Cadastur que atuam na cidade apostam na vinda dos grupos e, em breve, também das escolas com o chamado turismo pedagógico.

Programada para sediar mais de 25 eventos até o fim do ano, a cidade tem em sua agenda cultural um dos principais chamarizes para quem a visita. “Muitos grupos têm nos procurado para períodos posteriores deste ano justamente por causa dos eventos que estão por vir. A gente acredita que, com a realização dos eventos aliada à restauração das pontes e vias de acesso, a gente consiga receber mais e melhor daqui para frente”, pontua Raquel.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir