Connect with us

Autora petropolitana promove oficina gratuita de escrita online em maio; saiba como se inscrever

Cidade

Autora petropolitana promove oficina gratuita de escrita online em maio; saiba como se inscrever

Encontros serão inspirados pela obra “Cartas a um jovem poeta”, de Rainer Maria Rilke. Para participar, não é necessário ter lido o livro

Foi enquanto aguardava pelo ônibus de volta para casa após lecionar no Rio que a petropolitana Nathália Rinaldi decidiu acolher uma leitura há tempos adiava: “Cartas a um jovem poeta”, de Rainer Maria Rilke. Lida a obra, Nathália se deu conta de que o livro não acabava ali e de que precisava dividir as provocações surgidas a partir dele. Com isso, surgia sua oficina de escrita que, este ano, acontece de maneira gratuita através do Edital Maria Luísa. Ao todo, serão cinco encontros realizados pelo Google Meet, sempre às segundas-feiras de maio, das 19 às 20h30.

Fotos: Divulgação

Sem que seja obrigatório o conhecimento prévio do livro, o projeto se propõe a difundir, a partir das cartas trocadas entre Rainer Maria Rilke e Franz Kappus na obra “Cartas a um jovem poeta”, a ideia da poesia como uma perspectiva cotidiana que se reflete nas formas de enxergar e agir no mundo, além de proporcionar reflexões acerca da arte, da vida, da fé, do amor e da existência humana . Para Nathália, a proposta, assim, busca incentivar e promover a produção artística e literária, além de um espaço acessível para encontros com esse viés.

“Lendo a obra, eu me dei conta de que aquele livro não acabava ali. Eu precisava continuar com ele, conversar sobre ele, fazer provocações sobre ele e, para isso, eu teria, eu mesma, que criar uma turma para isso. No ano passado realizei os encontros com um grupo pequeno e assíduo por dois meses. Agora, a proposta foi atualizada para uma duração menor, com produções de escrita mais provocativas e literárias e relacionadas, em teoria e prática, mais especificamente com a cidade de Petrópolis”, destaca Nathália.

Gratuita e aberta a quem tiver interesse em aprimorar a escrita, expandir suas visões de mundo e participar de reflexões diversas, a oficina vai acontecer às segundas de maio (02/05, 09/05, 16/05, 23/05 e 30/05), sempre às 19h pela plataforma Google Meet. As inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível clicando aqui. Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas pelo Instagram @_nathaliarinaldi ou então pelo WhatsApp 21.98766-6124.

Petropolitana, Nathália Rinaldi também vive(u) no Rio de Janeiro. É professora, escritora, pesquisadora, artista. Autora das zines “Caixa sem saída” (2020) e “Ir como para o nada” (2021), é graduada em Letras (2017) e pós-graduada em Literatura Brasileira (2018), ambas pela UERJ. Mestranda no programa Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio, integra o grupo “Arte Socialmente Implicada” (RJ) e o coletivo nacional “Nós, as poetas!”. Em sua cidade natal, compõe a cena artística participando de conversas, ações, eventos e iniciativas que visam à expansão poética, artística e educativa.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir