Connect with us

Após duas tragédias consecutivas, mais de 400 pessoas seguem em abrigos temporários de Petrópolis

Cidade

Após duas tragédias consecutivas, mais de 400 pessoas seguem em abrigos temporários de Petrópolis

Essas famílias perderam suas casas e, sem ter para onde ir, estão sendo acolhidas em um dos 14 pontos de abrigo da cidade

Quase dois meses após a primeira tragédia que assolou a cidade, Petrópolis ainda precisa lidar com os efeitos dos dois temporais consecutivos — 15 de janeiro e 20 de março. Prova disso são as 427 pessoas que estão em 14 abrigos provisórios enquanto não conseguem um lar seguro.

A Paróquia de Santo Antônio vem abrigando vítimas da chuva desde fevereiro – Foto: Sou Petrópolis

Contudo, estima-se que o número de desalojados seja bem maior, uma vez que muitas famílias se mudaram para casa de parentes e amigos após perderem suas moradias.

De acordo com a prefeitura, mais de mil famílias afetadas pela chuva de fevereiro tiveram contratos do aluguel social formalizados. Essas pessoas que perderam as casas ou tiveram os imóveis interditados durante a tragédia já estão nas novas moradias.

Foto: Divulgação PMP

As duas tragédias já somam 241 vítimas fatais e três pessoas desaparecidas. Do total de mortos, 234 foram em decorrência da chuva de fevereiro, sendo 138 mulheres e 96 homens, entre esses 44 são menores. Em março, foram registradas 7 mortos sendo quatro mulheres e três homens. 

Como solicitar o laudo de interdição do imóvel

Para solicitar o laudo online de interdição do imóvel, basta acessar o campo “Consulte aqui seu RO (Registros de Ocorrência) da Defesa Civil” e informar o número do RO para receber a informação sobre o status de elaboração do documento, se aguarda liberação ou se está disponível para a retirada. A obtenção do laudo pode ser pelo próprio site ou diretamente na sede da Defesa Civil, na Rua Buarque de Macedo, 128 – Morin. 

Até o momento, a Defesa Civil soma mais de 9,2 mil cadastros de Registros de Ocorrência (RO), a maioria (7,2 mil) dos casos é por deslizamentos. Dessas ocorrências, em 2,7 mil registros houve danos diretos a imóveis. As equipes técnicas estão com mais de 3,7 mil vistorias em andamento. Das vistorias concluídas até o momento, mais de 4,1 mil resultaram em interdições. 

Pontos de apoio

A Secretaria de Assistência Social segue no atendimento de 427 pessoas que estão em 14 abrigos provisórios. Confira:

Escolas públicas: E.M. Papa João Paulo II, E. M. Ana Mohammed, E.M. Rosalina Nicolay, E. M. Geraldo Ventura Dias. 

E ainda os pontos voluntários: Paróquia de Santo Antônio, Igreja Videira, Quadra do Oswaldo Cruz, Associação de Moradores Vila São José, Igreja Wesleyana – Caxambu, Igreja Redenção, Sítio São Luiz, Assembleia de Deus Chama Viva, Abrigo São Manuel e Abrigo Santa Isabel.

Em caso de emergência, a população deve ligar para os números 193 (Corpo de Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil).

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir