Connect with us

Ainda com risco de deslizamentos, Defesa Civil diz que previsão é de chuva para o fim de semana em Petrópolis

Cidade

Ainda com risco de deslizamentos, Defesa Civil diz que previsão é de chuva para o fim de semana em Petrópolis

De acordo com novo boletim geológico, há alerta risco de deslizamentos no primeiro e segundo distritos

Em novo Boletim Geológico, a Secretaria de Defesa Civil sinaliza a permanência de risco de nível alto para deslizamentos nas regiões do primeiro e segundo distritos. Devido ao elevado índice pluviométrico registrado com a chuva do último domingo – que chegou a marcar 547.4 milímetros em 24 horas – algumas regiões ainda podem apresentar instabilidade, ficando mais suscetíveis a escorregamentos, principalmente em áreas das localidades destacadas no mapa do boletim. 

Pedra da 24 de Maio (Rua Nova) – Foto: Mariana Rocha

O município volta a ter previsão de chuva já para esse sábado e as equipes da Defesa Civil seguem em monitoramento para identificar riscos e planejar ações preventivas.

Mesmo sem ocorrências de chuva nos últimos dias, o solo ainda apresenta condições instáveis, principalmente das regiões do primeiro e segundo distrito. 

Nas últimas 96 horas, há o registro de 549.2 milímetros de chuva na localidade do São Sebastião e 123.5 mm no Itamarati. Já nos 3º, 4º e 5º distritos, que foram as regiões menos afetadas pelas chuvas de fevereiro e março, os índices estão abaixo de 50 milímetros. 

O Boletim de Risco Geológico é mais um instrumento de monitoramento da Defesa Civil e de alerta para a população das áreas indicadas com índices mais elevados. É importante que mesmo sem haver chuva, a população fique atenta aos sinais de instabilidade nas encostas. Esse alerta aumenta com a previsão de chuva que pode voltar a afetar a cidade no fim de semana.

Previsão do tempo: fim de semana pode ser de chuva moderada a forte

Para esta quinta (24) e sexta-feira (25), um sistema de alta pressão oferece estabilidade para o tempo na cidade, no entanto, a elevação das temperaturas e a disponibilidade de umidade nos próximos dias, podem mudar as condições meteorológicas. Para sábado, a previsão é de pancadas de chuva de intensidade moderada, de forma isolada no período da tarde.

Frente fria

A partir de domingo (27), a passagem de uma frente fria pelo oceano volta a modificar as condições de tempo no município. A previsão é de pancadas de chuva moderada a forte, de forma isolada nos períodos da tarde e noite. A estimativa é de que sejam registrados índices pluviométricos de 60 milímetros no período. 

O que fazer em caso de emergência?

Em caso de emergência, a população deve ligar para os números 193 (Corpo de Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil).

A orientação é que os moradores de áreas de risco se desloquem para locais seguros. Confira a lista de pontos de apoio e instituições voluntárias que abriram suas portas para receber as pessoas desabrigadas:

  • Escolas públicas:

Paróquia de Santo Antônio, Comac – Escola Germano Valente, E. das Comunidades Santo Antônio, E.M. Papa João Paulo II, Paroquial Bom Jesus, Cei Tia Alice, Cei Chiquinha Rolla, Escola Stefan Zweigg, E. M. Rubens de Castro Bomtempo, E. M. Alto Independência, E. M. Ana Mohammed, E. M. Marcelo Alencar, E. M Duque de Caxias, E. M. Senador Mario Martins e E.M, Rosalina Nicolay. 

  • Pontos voluntários:

Igreja Videira, Quadra do Oswaldo Cruz, Associação de Moradores Vila São José, Igreja Wesleyana – Caxambu, Igreja Católica Floresta, Igreja Redenção, Sitio São Luiz e Assembleia de Deus Floresta.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir