Ônibus que emite documentos para desabrigados de Petrópolis passa a atender no Alto da Serra
Ônibus do MPRJ ficará localizado na Praça Doutor Miguel Couto, em frente ao Posto de Saúde da Família Frei Leão (Rua Teresa, 2.024), das 10h às 16h
O ônibus do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) que, em parceria com o Detran.RJ, atende moradores de Petrópolis para a emissão de documentos, estará em novo endereço a partir desta quinta-feira (10/3). O posto móvel de atendimento ficará localizado na Praça Doutor Miguel Couto, em frente ao Posto de Saúde da Família Frei Leão (Rua Teresa, 2.024), no bairro Alto da Serra, um dos mais atingidos pela tempestade que caiu na cidade no mês passado e causou grande destruição.
Foto Divulgação
Essa parceria do MPRJ e Detran.RJ foi criada com o objetivo de facilitar a emissão de documentos para os moradores de Petrópolis e, principalmente, das pessoas afetadas pela tragédia provocada pela chuva em 15/02. O posto registrou, desde o seu primeiro dia de atividades (03/03), 130 atendimentos, entre segundas vias de carteira de identidade e carteira nacional de habilitação, emitidas pelo Detran.RJ, além de segundas vias de certidões de nascimento e casamento – com a participação do cartório da cidade.
Moradores vítimas do temporal em Petrópolis já começaram a ser atendidos pelo Detran na manhã desta sexta-feira (18) — Foto: Alexandre Simonini/Detran RJ
Funcionamento e documentos
O serviço estará disponível das 10h às 16h. E uma van disponibilizada pelo Detran.RJ fará o serviço de transporte de pessoas desabrigadas, identificadas em abrigos do município pelo MPRJ, e que ficaram sem seus documentos em função do desastre natural. No novo local, poderão ser emitidas as segundas vias de Identificação Civil, certidões de nascimento e casamento.
Na inauguração do serviço, a coordenadora-geral de Promoção da Dignidade Humana do MPRJ, procuradora de Justiça Patricia Carvão, já havia ressaltado que a regularização da documentação pessoal é fundamental para o efetivo acesso a direitos fundamentais básicos, sendo o primeiro passo a ser dado para que as pessoas tenham acesso aos seus direitos.
“Muitas pessoas perderam todos os seus pertences, inclusive seus documentos. E isso traz inúmeras dificuldades, até para a obtenção de benefícios assistenciais, como o aluguel social. Essa mudança para o Alto da Serra, um dos locais que mais sofreram com as chuvas, irá aproximar ainda mais o serviço da população mais atingida pelo desastre, evitando a necessidade de deslocamento até o Centro”, destacou.
Veja também:
- 5 iniciativas e projetos sociais transformadores para continuar ajudando as vítimas da tragédia em Petrópolis
- 5 formas efetivas de ajudar a cidade e as vítimas da tragédia em Petrópolis
- Volta às aulas na rede municipal é marcada por falta de professores e turmas sem aulas
- Moradores de áreas próximas às atingidas por deslizamentos em Petrópolis relatam medo de voltar para casa
- Posto de atendimento móvel vai emitir novos documentos às vítimas da tragédia em Petrópolis