Connect with us

Volta às aulas na rede municipal é marcada por falta de professores e turmas sem aulas

Cidade

Volta às aulas na rede municipal é marcada por falta de professores e turmas sem aulas

Secretaria de Educação diz que profissionais que passaram no processo seletivo estão sendo convocados, mas déficit só será resolvido com a realização do concurso público

As aulas presenciais voltaram nas escolas da rede municipal que não foram atingidas pelo temporal do dia 15 de fevereiro. Porém, pais de alunos de algumas dessas unidades reclamam que os filhos não puderam retornar às salas de aula por falta de professor.

Foto: Divulgação

Autônoma, Tazia Lopes conta que o filho de seis anos está ansioso para começar a estudar presencialmente já que a maior parte de sua vida letiva ocorreu no ambiente online devido à pandemia. Matriculado na Escola Hildebrando de Carvalho, na Posse, ele vai ter que esperar até que a Secretaria de Educação disponibilize um professor para a turma dele, que é de alfabetização.

“A escola e ótima! Diretora super atenciosa, faz o que pode para ajudar. Agora em questão de professor ela não tem muito o que fazer, pois depende da Secretaria de Educação. Somente queria um professor para a turma do meu filho para ele poder voltar às aulas”, diz Tazia.

A escola da Posse não é a única a enfrentar esse tipo de problema. Na Mosela, os pais dos alunos que estudam na Escola São Judas Tadeu também estão indignados porque os alunos da alfabetização não tem previsão para voltar a estudar.

“As crianças estão ansiosas por esse retorno, o que não entendo é que várias escolas ainda não tem professor, como na escola São Judas! Meu filho está no 1º ano e não vai poder ir para escola por falta de professor”, diz Ana Paula Oliveira. Para ela, essa deficiência já deveria ter sido suprida.

Processo seletivo e concurso público

Questionada sobre a falta de professores na rede municipal, a Secretaria de Educação informou que profissionais que passaram no processo seletivo estão sendo convocados e dentro de poucos dias já estarão atuando nas unidades.

Além disso, a secretaria disse que, com o Regime Especial de Horas Trabalhadas (REHT), algumas demandas serão atendidas.

“No entanto, o déficit de profissionais na rede municipal só será resolvido com a realização do concurso público. O levantamento da demanda de cada escola já está sendo concluído para a elaboração do edital do concurso”, informou a Secretaria de Educação por meio de nota, reforçando que a recomendação é que as equipes gestoras organizem o atendimento dessas turmas que têm carência de professores.

Vistorias

Em sete escolas da rede municipal o retorno das aulas aguarda as vistorias que devem ser feitas pela Defesa Civil. Nesta terça-feira (8), a Secretaria de Educação informou que não há prazo para a conclusão das vistorias nessas escolas que foram atingidas pelo temporal ou que estão nas áreas afetadas.

“No entanto, as equipes estão empenhadas em concluir os laudos. Quando as aulas foram retomadas nessas unidades, haverá reposição do conteúdo didático, com estudos dirigidos e atividades complementares”, garantiu a Secretaria de educação.

As escolas que aguardam esses laudos são: Liceu Municipal Cordolino Ambrósio, Escola Municipal Senador Mário Martins, Escola São Cristóvão, Escola Municipal Jandira Bordignon, CEI Inês Belarmino de Souza, CEI Giusepe Neva Volunteiro e CEI Professora Tina Grazinolli.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir