Buscando fortalecer a economia local, Prefeitura anuncia criação de moeda social nas áreas mais atingidas pelas chuvas
Projeto piloto é inspirado na moeda social Mumbuca, criada em 2013 pelo município de Maricá
A Prefeitura de Petrópolis anunciou, nesta quarta-feira (9), a criação de uma moeda social para a cidade. O projeto piloto será implantado nas áreas mais atingidas pelas chuvas de 15 de fevereiro: Alto da Serra, Rua Teresa, Castelânea, Vila Felipe, Chácara Flora e Sargento Boening.
Foto: Mariana Rocha
A moeda social tem o objetivo de fortalecer a economia local. Na prática, o beneficiário, por determinada política social do município, receberá recursos por essa moeda, que somente poderá ser gasta em estabelecimentos credenciados da cidade. Ou seja, são beneficiadas as famílias em condição de vulnerabilidade e o comércio local.
“É uma forma de criar mecanismos importantes de defesa da nossa economia e fazer com que os recursos possam realmente circular no nosso município”, disse Bomtempo.
Iniciativa é inspirada na moeda social de Maricá
Petrópolis terá como referência o município de Maricá, localizado na Região Metropolitana do Rio. Em 2013, foi criada naquele município a moeda social Mumbuca. Desde então, mais de 42 mil maricaenses em vulnerabilidade são beneficiados pelo programa de Renda Básica de Cidadania (RBC), que fornece 170 mumbucas mensais (equivalentes a R$ 170) para serem utilizadas em 12 mil estabelecimentos comerciais credenciados.
Moeda Mumbuca – Foto: Evelen Gouvêa
Para a implantação dessa política em Petrópolis, Bomtempo disse que está em contato com o prefeito de Maricá, Fabiano Horta. O objetivo é que o município de Maricá preste assessoria técnica para Petrópolis. Para isso, um convênio de cooperação será firmado por meio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
Veja também:
- 5 iniciativas e projetos sociais transformadores para continuar ajudando as vítimas da tragédia em Petrópolis
- 5 formas efetivas de ajudar a cidade e as vítimas da tragédia em Petrópolis
- Volta às aulas na rede municipal é marcada por falta de professores e turmas sem aulas
- Moradores de áreas próximas às atingidas por deslizamentos em Petrópolis relatam medo de voltar para casa
- Posto de atendimento móvel vai emitir novos documentos às vítimas da tragédia em Petrópolis