Connect with us

Capacitação com educadores busca criar espaços seguros de escuta e acolhimento nas escolas após tragédia

Cidade

Capacitação com educadores busca criar espaços seguros de escuta e acolhimento nas escolas após tragédia

Objetivo do trabalho, tanto com os profissionais da Educação quanto com as crianças e adolescentes vítimas do temporal do dia 15 de fevereiro, é desenvolver a resiliência

Com o objetivo de propor uma intervenção pedagógica e criar espaços seguros para as crianças e adolescentes vítimas do temporal do dia 15 de fevereiro e que estão nos pontos de abrigo, os profissionais da Educação da rede municipal de Petrópolis estão passando por uma capacitação promovida pela Associação da Pedagogia de Emergência no Brasil.

Foto: Ascom PMP

“É um momento muito sensível e de tristeza para todos. Saber lidar com essa situação, como proceder com as crianças e adolescentes dentro dos abrigos e depois no retorno das aulas é algo que precisa ser feito com muito cuidado, carinho e atenção”, disse a secretária de Educação, Adriana De Paula.

Ela afirma que já havia um projeto chamado de Espaços Seguros, que estavam atendendo essas crianças e adolescentes. “Essa capacitação é mais uma forma de nos prepararmos para esta situação”, ressaltou.

O presidente da Associação da Pedagogia de Emergência no Brasil, William Boudakian, explica que o objetivo do trabalho em Petrópolis, tanto com os profissionais da Educação quanto com as crianças e adolescentes, é desenvolver a resiliência.

“Têm feridas físicas, mas também têm feridas na alma. E neste momento do caos o que pode ser feito? O que é necessário restabelecer? O que estamos propondo é uma intervenção pedagógica, criando espaços seguros para acolher e escutar essas crianças”, disse William.

A orientadora escolar Mana Lúcia Ferreira, de 51 anos, que atua no Centro de Educação Infantil (CEI) Tia Alice (no Morro da Oficina, no Alto da Serra) e na Escola Paulo Saldanha, participou da capacitação promovida na quarta-feira (2).

“Vi que podemos ter resultados positivos e levar esse conhecimento para frente”, comentou a orientadora.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir