Connect with us

Uma semana pós-tragédia, Petrópolis já soma 198 mortos e 69 pessoas continuam desaparecidas

Cidade

Uma semana pós-tragédia, Petrópolis já soma 198 mortos e 69 pessoas continuam desaparecidas

ATUALIZAÇÃO ÀS 11h35 do dia 23/02/22

Há exatos 8 dias, Petrópolis vivia o início de um dos maiores pesadelos de sua história. O que começou com um forte temporal, hoje (23) já soma 198 mortes e efeitos devastadores na cidade.

A Polícia Civil segue com o trabalho de reconhecimento de vítimas fatais. Até o momento, do total de óbitos, 119 são mulheres, 79 são homens e 37 são menores de idade. Ao todo, 181 corpos foram identificados (acima de 91% de identificação). Até o momento, há registro de 69 desaparecidos comunicados à Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA).

A equipe técnica da Polícia Civil ainda faz a análise de DNA para 9 despojos encontrados durante as buscas.

Imagens de drone das áreas de deslizamento de encosta em Petrópolis, em decorrência das fortes chuvas que atingiram, a região serrana do Rio de Janeiro – Foto: TV Brasil

De acordo com a última atualização da Polícia Civil Estadual e do CBMERJ, pelo menos 69 pessoas continuam desaparecidas e 24 pessoas resgatadas com vida.

Buscas continuam

O Governo Municipal segue nesta quarta-feira (23), em mais um dia de operações de buscas por vítimas feitas pelo Corpo de Bombeiros, atendimento a pessoas e recuperação das áreas afetadas pelas fortes chuvas.

Entre as regiões mais afetadas estão as áreas do Alto da Serra (Morro da Oficina), Sargento Boening, Vila Felipe, Rua Itália e Caxambu.

Imagens de drone das áreas de deslizamento de encosta em Petrópolis, em decorrência das fortes chuvas que atingiram, a região serrana do Rio de Janeiro – Foto: TV Brasil

A Defesa Civil segue em ação intensificada, em conjunto com agentes de todos os setores do Governo Municipal e ainda com o suporte de órgãos das esferas Estadual e Federal, para o atendimento a ocorrências e realização de vistorias em regiões afetadas.

Até o momento, quase 1800 ocorrências foram registradoas por toda a cidade, sendo as regiões do primeiro distrito as mais prejudicadas. A maioria dos casos é por deslizamentos. Com reforço no efetivo, a Defesa Civil segue com a realização de vistorias globais por áreas afetadas e intensifica a realização de laudos detalhados, pontuais para cada caso.

Até o momento, mais de 500 Registros de Ocorrências foram encaminhados para as equipes técnicas.

Previsão de chuva

Para hoje (23), a previsão do tempo é de céu nublado a encoberto, com possibilidade de ocorrência de chuva moderada nos períodos da tarde e noite.

Foto: Reprodução Instagram @landau

A Defesa Civil segue em monitoramento e em caso de alteração nas condições do tempo, avisos serão emitidos por SMS, grupos de comunicação por aplicativo e acionamento das sirenes.

O órgão orienta que a população fique atenta aos comunicados que podem ser enviados ao longo do dia. Em caso de emergência, liguem, 199.

Pontos de apoio

Devido a deslizamentos e enchentes, 820 pessoas ficaram desabrigadas e precisaram ser acolhidas em um dos 13 pontos de apoio da cidade abertos em escolas da rede pública de educação.

Nessas estruturas, a população recebe todo o suporte das equipes de Assistência Social, além do acompanhamento de profissionais de Saúde, Educação, Agentes Comunitários, além da Defesa Civil.

Confira quais são os pontos de apoio:

1. E. M. PAPA JOÃO PAULO II
(Rua São Sebastião, 625 – São Sebastião)
2. E. GERMANO VALENTE
(Rua Dr. Sá Earp, 88 – Centro)
3. E. RUBENS DE CASTRO BOMTEMPO
(Rua Permínio Schimidt, s/n – Vila Felipe)
4. CEI CHIQUINHA ROLLA
(Rua Campos, s/n – Quitandinha)
5. E. M. GERALDO VENTURA DIAS
(Serra Velha da Estrela, s/n – Meio da Serra)
6. E. M. DUQUE DE CAXIAS
(Travessa Luciano Camarota, 78 – Quissamã)
7. E. PAROQUIAL BOM JESUS
(Rua Dr. Thouzet, 820 – Quitandinha)
8. E. M. ALTO INDEPENDÊNCIA
(Rua Leonor Maia, 1.056 – Alto Independência)
9. E. M. JOAQUIM DEISTER
(Rua Dr. João Glass Veiga, s/n – Floresta)
10. E. COMUNIDADES SANTO ANTÔNIO
(Rua Coronel Albino Siqueira, 197 – Alto da Serra)
11. E. M. MARIA CAMPOS
(Rua Buenos Aires, 108 – Centro)
12. E. SÃO JOÃO BATISTA
(Rua Luiz Winter, s/n. Duarte da Silveira)
13. E. PAROQUIAL NOSSA SENHORA DA GLÓRIA
(Rua Augusto Severo, s/n – Morin)

Como ajudar as vítimas dessa tragédia?

Foto: Paróquia São José da Lagoa (A Paróquia São José da Lagoa fica na Avenida Borges de Medeiros, 2735, na Lagoa)

Para saber como ajudar as vítimas do temporal, reunimos diversas maneiras nas matérias abaixo:

– Ajuda, em geral:
– Voluntariado:
– Causa animal:
Continue Reading

Você também vai gostar

Subir