Connect with us

Buscas por sobreviventes, mortes e centenas de pessoas desabrigadas são consequências de temporal em Petrópolis

Cidade

Buscas por sobreviventes, mortes e centenas de pessoas desabrigadas são consequências de temporal em Petrópolis

Até o momento, 78 mortes foram confirmadas e 439 pessoas estão desabrigadas

Busca por sobreviventes no Morro da Oficina, confirmação de 78 mortes em diferentes pontos da cidade e 439 pessoas desabrigadas. Essas são as consequências mensuradas nesta quarta-feira (16) do temporal que provocou caos e destruição em Petrópolis entre a tarde e noite de terça-feira (15).

Foto: Gladstone Lucas

Em coletiva de imprensa na tarde desta quarta, o governador Cláudio Castro afirmou que esta foi a pior chuva desde 1932 na cidade. A maior parte das vítimas está localizada no Morro da Oficina, onde um desmoronamento atingiu cerca de 80 casas.

Claudio Castro garantiu que as buscas por sobreviventes vão continuar durante toda a noite e que a rapidez do atendimento às ocorrências permitiu que 21 pessoas fossem resgatadas com vida.

Ao todo, 910 pessoas de diversas instituições como Corpo de Bombeiros e Defesa Civil atuam na cidade nesta quarta, além de 190 equipamentos entre maquinários e veículos e nove helicópteros.

Foto: Grupamento Aeromóvel

De acordo com o governador, para evitar tragédias como essa é necessário retirar as famílias que vivem em áreas de risco no município. “A gente tem que trabalhar preventivamente para que isso não aconteça. Teremos uma postura corajosa e destemida para fazer aquilo que precisa ser feito, doa a quem doer”, disse Claudio Castro.

Aluguel social

O governador disse que até semana que vem o aluguel social das 439 pessoas desabrigadas estará garantido, mas criticou a medida.

“O principal é dar uma moradia digna fora de área de risco. O que foi pago de aluguel social já daria pra ter feito muita residência. Aluguel social é paliativo, não é uma política pública”, disse.

Outras áreas atingidas

Também gera preocupação e possibilidade de ainda haver vítimas, segundo dados da Defesa Civil do município, em ruas 24 de Maio, Uruguai, Washington Luiz, Coronel Veiga, além das localidades do Morro da Oficina, Caxambu, Sargento Boening, Moinho Preto, Vila Militar, Vila Felipe, Avenida Portugal, Servidão Honorato Pereira, na Rua Teresa e na Saldanha Marinho, na Castelânea.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir