Connect with us

Equipes estão mobilizadas na busca por sobreviventes em escombros no Morro da Oficina

Cidade

Equipes estão mobilizadas na busca por sobreviventes em escombros no Morro da Oficina

Segundo a Defesa Civil de Petrópolis, estimativa é que deslizamento tenha atingido 80 casas na região

O Morro da Oficina foi o mais atingido pelo temporal em Petrópolis nesta terça-feira (15). A Defesa Civil estima que mais de 80 casas tenham sido atingidas por um deslizamento na região. Desde a manhã desta quarta equipes de diferentes setores estão mobilizadas em busca de sobreviventes no local.

Até o momento, a Defesa Civil do Estado confirmou a morte de pelo menos 58 pessoas em toda a cidade. Porém, não há informações de quantas dessas vítimas são do Morro da Oficina. O órgão também informou que 21 vítimas foram resgatadas com vida.

Foto: @projetodomorro

Nesta quarta, equipes trabalham na busca por vítimas pelos escombros.

“Há uma grande equipe concentrada no Morro da Oficina, onde acreditamos ter o maior número de vítimas ainda soterradas. Estamos com 400 militares mobilizados e atuando em 44 pontos atingidos pelo temporal. Montamos um hospital de campanha com 10 leitos onde as vítimas recebem o primeiro atendimento”, disse Leandro Monteiro, secretário de Estado de Defesa Civil.

Bruno Gonçalves, responsável pelo Projeto do Morro, estrutura de quatro andares que desmoronou durante o temporal, está no local prestando ajuda aos moradores da região. “Precisamos de muitos voluntários e mais profissionais para dar suporte aqui. São poucos profissionais para a proporção da tragédia. Tem muitas vidas ainda soterradas”, disse.

Foto: Carla Carvalho

Apoio

Dois caminhões com medicamentos e insumos da Secretaria Estadual de Saúde já estão na cidade. Oito ambulâncias fazem remoção de pacientes e ações de socorro.

A Central Estadual de Regulação está empenhada para transferências imediatas. Há doses extras de vacinas antitetânicas e equipes estão mobilizadas para emissão de certidões de óbitos.

“É uma situação quase que de guerra. Toda a nossa equipe está mobilizada: Corpo de Bombeiros, secretarias e demais órgãos do estado. Atuamos no resgate e salvamento de vítimas, desobstruindo estradas, atendendo pessoas que perderam seus bens, com medicamentos e remoções”, disse o governador Cláudio Castro, no Morro da Oficina.

Desalojados e desabrigados

Mais de 180 pessoas que moram em áreas de risco foram acolhidas. As famílias estão em estruturas que funcionam em escolas e recebem suporte de profissionais das áreas da Saúde, Educação, Agentes Comunitários, além da Defesa Civil. Elas estão nas localidades do Centro, São Sebastião, Vila Felipe, Alto Independência, Bingen, Dr. Thouzete e Chácara Flora.

Equipes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos trabalham no cadastramento das famílias desalojadas e desabrigadas. O Núcleo de Assistência ao Cidadão (NAC) viabiliza documentação para a população que perdeu seus bens.

Ponto de arrecadação

Batalhões da Polícia Militar funcionam como pontos de recolhimento de donativos para as vítimas da chuva em todo o estado. Água mineral e itens de higiene pessoal são necessários neste momento.

Identificação das vítimas

A Polícia Civil uniu em uma força-tarefa os setores de perícia, cartório, delegacias da Região Serrana e apoio terrestre e aéreo com dois helicópteros para ajudar no resgate às vítimas e auxiliar a Defesa Civil. Uma estrutura para identificação dos corpos foi montada no Posto Regional de Polícia Técnica Científica de Petrópolis.

Desaparecidos

A Delegacia de Descoberta de Paradeiros realiza atendimento especializado às famílias que buscam informações de desaparecidos e registros de ocorrência.

Os familiares estão sendo acolhidos e atendidos na Sala Lilás do posto. Além disso, uma equipe da Delegacia do Consumidor fiscaliza possível supervalorização de preços em estabelecimentos comerciais da região.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir